28 de março de 2024
Campo Grande 29ºC

William Bonner

Globo emite nota apoiando William Bonner após campanha de intimidação

Dados sigilosos dele e da família foram enviadas pelo WhatsApp

A- A+

Nesta terça-feira (26), a Rede Globo emitiu uma nota de repúdio aos recentes ataques e as campanhas de intimidação direcionadas ao âncora do Jornal Nacional, William Bonner. Nos últimos dias, o apresentador e sua família receberam mensagens em seus aparelhos telefônicos, no WhatsApp com dados sigilosos dele quanto da família.

Na última semana, o jornalista usou sua rede social para detalhar a fraude que vinha acontecendo com o nome e o CPF do seu filho, que vinha sendo usado por fraudadores. Nele, os criminosos utilizaram para se inscrever no auxílio emergencial, benefício cedido pelo Governo Federal.

“De nossa parte, apresentaremos nova queixa-crime. Da parte dos gestores do auxílio emergencial, esperamos apuração rápida da fraude, para que se resguardem o patrimônio público e a confiança dos cidadãos nos mecanismos de controle desse programa”, disse na publicação no dia 21 de maio.


Na nota divulgada, a emissora declara apoio ao jornalista na busca e na punição dos responsáveis pelo desrespeito ao sigilo previsto na Constituição.

Leia a íntegra da nota da Globo:

A Globo repudia a campanha de intimidação que vem sofrendo o jornalista William Bonner e se solidariza com ele de forma irrestrita. Há dias, um fraudador usou de forma indevida o CPF do filho do jornalista para inscrever o jovem no programa de ajuda emergencial do governo para os mais vulneráveis da pandemia, para isso se aproveitando de falhas no sistema, que não checa na Receita Federal se pessoas sem renda são dependentes de alguém com renda, fato denunciado publicamente pelo próprio jornalista que apresentou notícia crime junto ao Ministério Público Federal no Rio de Janeiro.

Agora, tanto o jornalista quando a sua filha receberam por WhatsApp em seus telefones pessoais mensagem vinda de um número de Brasília com uma lista de endereços relacionados a ele e os números de CPFs dele, de sua mulher, seus filhos, pai, mãe e irmãos, o que abre a porta para toda sorte de fraudes.

A Globo o apoiará para que os autores dessa divulgação de seus dados fiscais, protegidos pela Constituição, sejam encontrados e punidos. William Bonner é um dos mais respeitados jornalistas brasileiros e nenhuma campanha de intimidação o impedirá de continuar a fazer o seu trabalho correto e isento. Ele conta com o apoio integral da Globo e de seus colegas e está amparado pela Constituição e leis desse país.