18 de abril de 2024
Campo Grande 15ºC

Ministro da Educação

Novo ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro toma posse

Milton Ribeiro foi empossado ministro da Educação nesta quinta-feira. Ele é pastor na Igreja Presbiteriana e já foi reitor da Universidade Mackenzie

A- A+

O advogado e pastor presbiteriano  Milton Ribeiro foi empossado como ministro da Educação na tarde desta quinta-feira (16). O ministério da Educação (MEC) estava sem ministro empossado desde 19 de junho, quando Abraham Weintraub deixou a pasta .

"Quando recebi o honroso convite do presidente entre outras coisas ele me disse: olhe com carinho para a educação das crianças e ao ensino profissionalizante", afirmou o novo ministro da Educação , durante sua posse.

O novo chefe do MEC realizou um discurso mais técnico e menos ideológico, diferente do anterior ministro empossado Weintraub. "Tenho formação religiosa, meu compromisso está em valores constitucionais da laicidade do estado e do ensino publico, assim Deus me ajude", disse Milton Ribeiro que é pastor da Igreja Presbiteriana Jardim de Oração, em Santos, no litoral de São Paulo.

Ao falar de sua gratidão ao ensino público, o ministro afirmou que "sou filho de professora aposentada da escola pública, mulher dedicada à família e a educação das crianças. Estudei toda minha vida, com exceção do ensino superior, na escola pública. Na etapa final da minha vida acadêmica, estudei na escola de educação da USP, sendo bolsista CNPq".

"Queremos abrir um grande diálogo para ouvir os acadêmicos e educadores que, como eu, estão entristecidos com o que vem acontecido com nosso país, haja visto nossa colocação no Pisa", discursou.

Ele defendeu que é necessário recuperar o respeito pelos professores. "Jamais falei da violência física na educação escolar e nunca vou defender isso", afirmou.

Durante a posse , o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) também discursou. "Meus agradecimentos por aceitar tamanho desafio. Tenho certeza que com seu espirito de infante, já que foi servidor do Exército, saberá conduzir essa tão importante pasta para o futuro do nosso país".

"Não é fácil a vida do ministro... já disse ao Paulo Guedes que o que liberta o país não são programas sociais, mas sim o conhecimento", defendeu Bolsonaro .