26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Exército

Parceria que deu certo: Exército doa fuzis e viatura para forças de segurança de MS

Fuzis serão utilizados pela Tropa de Choque da Polícia Militar e viatura semirreboque pelo Corpo de Bombeiros Militar

A- A+

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) recebeu do Comando Militar do Oeste (CMO), por intermédio do 9º Grupamento Logístico (9º Gpt Log), a doação de 10 Fuzis Automáticos Leves (FAL), calibre 7,62 mm e de uma viatura semirreboque que deverão auxiliar a Polícia Militar (PMMS) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) do Estado. A cerimônia de entrega aconteceu na tarde desta terça-feira (31.03), em Campo Grande.

Para o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, a parceria com o Exército Brasileiro é considerada estratégica e de fundamental importância. “Além de doar equipamentos, armas e veículos, o Exército vem nos ajudando na manutenção não só de armamentos, mas também de viaturas e em casos emergenciais. É uma parceria que tem facilitado muito o cumprimento das missões, das instituições que integram a Sejusp”.

O auxílio do Exército Brasileiro tem colaborado, inclusive, com ações e operações promovidas pela Sejusp nas regiões de fronteira de Mato Grosso do Sul. “O Exército tem sido um grande parceiro na área de logística, no transporte de tropas quando necessário e no fornecimento de suprimentos. Tem sido ainda um grande facilitador para todas as operações realizadas, principalmente na região de fronteira”, explica Videira.

Segundo o Exército, as doações foram autorizadas pelo Comando Logístico do Exército Brasileiro e visam colaborar com o importante trabalho que as Instituições Militares Estaduais realizam em prol da sociedade sul-mato-grossense.

Polícia Militar

A Polícia Militar foi contemplada com a doação de dez Fuzis Automáticos Leves (FAL), calibre 7,62 mm. Cada um pesa cerca de 4,5 Kg e o seu carregador tem capacidade para 20 munições. A coronha rebatível facilita o transporte em viaturas e o manuseio em espaços confinados, reduzindo o risco de disparos acidentais.

Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Waldir Ribeiro Acosta, informou que o armamento será utilizado por tropas de elite de Mato Grosso do Sul. “Será utilizado pela Batalhão de Choque da Polícia Militar para o enfrentamento do crime organizado e na região da fronteira onde a corporação faz o trabalho ostensivo e a preservação da ordem pública”.

Corpo de Bombeiros Militar

Quanto a viatura semirreboque tipo “prancha”, de 25 toneladas, foi doada ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. Para o Comandante-Geral do CBMMS, coronel Joilson Amaral, a doação da viatura representa economia e otimiza as ações administrativas da corporação.

“Essa viatura vai nos dar apoio na movimentação de viaturas que estão baixadas e precisam vir do interior para a Capital. O Corpo de Bombeiros Militar não tinha uma prancha deste tamanho, que possibilitasse fazer o transportar caminhões de incêndio. A partir de agora, isso evita que a gente tenha que contratar um guincho ou uma prancha para fazer esse tipo de transporte. Com essa doação do Exército, vamos poder fazer esse remanejamento das viaturas com mais facilidade”.