28 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

QUARENTENA

Semed libera site com atividades e professor auxiliará por 'WhatsApp'

É obrigatório que as atividades sejam feitas por alunos do 4º ao 9º ano em Campo Grande

A- A+

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, atenderá 108 mil alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme), a partir de hoje (7.abril), com cadernos e atividades curriculares para alunos do 4º ao 9º ano, também cadernos de experiências para o berçário do grupo 3 e também alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O professor será o responsável pela orientação e esclarecimento de dúvidas dos alunos pelo aplicativo WhatsApp ou outro canal disponibilizado pela escola, onde criará grupos que serão como salas de aula. Serão utilizados os telefones dos pais dos alunos de suas respectivas turmas.

As atividades podem ser acessadas AQUI e são relativas aos 15 dias letivos em que os alunos estarão sem aulas presenciais devido a suspensão em decorrência da pandemia, provocada pela Covid-19, o novo coronavírus.   

Segundo a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, as atividades são obrigatórias aos alunos do 4º ao 9º ano. 

Quanto às crianças do berçário ao grupo 3, não há obrigatoriedade de entrega, já que elas têm como objetivo promover a interação entre os pais e os filhos. “Vamos disponibilizar este material também porque não queremos que estes alunos se distanciem muito da realidade escolar”, explicou a secretária.

Os cadernos de atividades trazem conteúdos e exercícios respectivos a cada ano e, no total, contemplam todos os componentes, tais como Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Geografia Regional, Ciências, Arte, Educação Física e Língua Inglesa, entre outras.

COMO FAÇO PARA ACESSAR?

No caso das criança, país ou responsáveis, irão acessar o site e selecionar os cadernos de acordo com o ano em que o filho estuda. Quem não quiser imprimir, pode responder as atividades em um caderno de uso pessoal ou utilizado pelo aluno em sala de aula, já que as atividades estão em um arquivo PDF, impossibilitando que as respostas sejam registradas diretamente nele.

Os pais que não têm acesso à internet poderão solicitar para a escola a impressão. A Secretaria Municipal de Educação (Semed), também irá auxiliar neste trabalho. A secretária de educação, ressaltou que as unidades irão organizar os dias e horários de atendimento aos pais para a entrega dos cadernos com o objetivo de evitar aglomerações, por isso é fundamental que os responsáveis busquem contato com as unidades, por meio das redes sociais e canais de comunicação disponibilizados por elas, antes de se dirigirem às escolas.

O professor também terá autonomia para enviar ou produzir outras atividades complementares, como vídeos, textos ou tutoriais, que complementem a interação com o aluno.

As aulas na Reme foram suspensas no dia 18 de março, por um período de 20 dias, obedecendo o Decreto n.14.189, de 15 de março de 2020, e foram prorrogadas conforme o Decreto nº 14.226 do dia dois de abril. Com isso, as atividades na Reme serão retomadas no dia seis (06) de maio, caso não ocorra nova prorrogação.