28 de março de 2024
Campo Grande 22ºC

INTERIOR

Vacinação de idosos começa na Capital, mas população rural diz estar perdida

Moradores da zona rural dizem não saber onde levar idosos para vacinar

A- A+

Teve início hoje, terça-feira (24.março) a campanha de vacinação contra a Influenza para idosos e profissionais de saúde em Campo Grande. A população da área rural procurou o MS Notícias, e disse estar 'confusa quanto ao cronograma', alegando não saber onde levar os idosos, que vivem em chácaras e áreas afastadas da área urbana. A principal dúvida dos populares, é quanto a locomoção, já que as linhas de transporte público estão paralisadas devido a pandemia do coronavírus.     

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), orientou que o cidadão vá a unidade de saúde mais próxima, ou ligue, no caso de não ter condução, para agendar vacinação em domicílio.  

Segundo a Sesau, nas regiões ruais de Campo Grande, o população pode vacinar na Unidade Básica de Saúde da Família “Dr. Roger A. Buainain”  UBSF de Rochedinho; na Unidade Básica de Saúde da Família  –  Três Barras e na Unidade Básica de Saúde da Família “Dr. Bento Assis Machado”  –  UBSF Anhanduí. 

A reportagem entrou em contato com as unidades. A UBSF de Rochedinho informou, que, ainda não tem vacinas lá, e que a previsão de vacinação dos idosos no distrito é para dia 7 de abril: "talvez". A unidade da Três Barras, disse ter vacinas e que estará disponível enquanto tiverem doses. A unidade não pode informar quantas doses há disponível. Já na unidade do Ahanduí, a enfermeira informou que não tem vacina hoje, por um problema de logística, as doses devem chegar apenas amanhã.  

A Sesau argumentou que o que foi decidido em reunião era que as unidades rurais iniciassem seus cronogramas hoje, no entanto, iria averiguar se aconteceu alguma mudança.  

Atualização da reportagem às 12h46 - A Sesau informou que o serviço de imunização vai antecipar a entrega de vacinas nas unidades para atender a população da zona rural. Anhanduzinho e Rochedinho ainda não receberam, mas devem receber ainda essa semana.

CONTATO 

Para entrar em contato com as unidades rurais, quem mora na região do Anhanduí, pode ligar no telefone: 3327-1254 ou 2020-1985 das 07h às 16.  

Para quem mora na região de Rochedinho:  3301-4367  ou  2020-2042, o atendimento é das 07h às 17h.  

Já para os maradores da região do Três Barras: 3304-3114 ou 2020-2057, das 07h às 16h.  

Quem vive em Campo Grande tem ao menos dez pontos onde podem vacinar os idosos. Confira no documento abaixo: