19 de abril de 2024
Campo Grande 19ºC

NACIONAL | CÁCERES (MT)

Vídeo: onça-pintada 'Marruá' vira "gatinho" nas mãos de pantaneiros

O animal foi encontrado dentro da sede de uma fazenda se comportando como um "gato" doméstico

A- A+

O patrão e peões de uma fazenda em Cáceres (MT) domesticaram e estavam criando uma onça-pintada. A felina, da espécie “onça-pintada”, foi batizada como o nome “Marruá”, mas estava domesticada, disse a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Cáceres ao resgatar o animal da fazenda na quarta-feira (2.fev.22).

“Ela estava realmente domesticada. Não tivemos nenhum problema para chegar perto dela, inclusive chegamos até a fazer carinho nela”, disse um policial.

O animal foi encontrado dentro da sede da fazenda. Em um vídeo, ela brinca com um dos policiais pela janela da casa. (Assista acima). Para compartilhar o vídeo CLIQUE AQUI.  

Onça-pintada retirada de fazenda. Créditos: Sema-MTOnça-pintada retirada de fazenda. Créditos: Sema-MT

Segundo a Polícia Ambiental, apesar de ser ‘mansa’ com pessoas, ‘Marruá’ passou a matar os animais criados na propriedade e, por isso, o fazendeiro decidiu pedir ajuda para levá-la para um local mais adequado.

Foi realizado o resgate juntamente com a Polícia Ambiental, Sema e a Ong Nex No Extinction, tomando todos os cuidados possíveis, e ela agora passará por um tratamento para ser reinserida em seu habitat natural. Foto: Instigaram | Sema Foi realizado o resgate juntamente com a Polícia Ambiental, Sema e a Ong Nex No Extinction, tomando todos os cuidados possíveis, e ela agora passará por um tratamento para ser reinserida em seu habitat natural. Foto: Instigaram | Sema 

A captura da onça-pintada foi feita pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Polícia Militar Ambiental e voluntários da ONG NEX – No Extinction, que cuida da preservação de grandes felinos.

A onça será levada para Goiás e ficará sob os cuidados da ONG. Na nova casa, ela deverá será tratada e reinserida ao habitat natural.

"Pelo fato dela estar muito dócil e domesticada não será possível a soltura em habitat natural. Por enquanto, ela ficará em um recinto sob a guarda do Instituto Nex", explica Fernando Siqueira, Gerente de Fauna da Sema.

O animal  vinha sendo mantido, desde filhote, em uma fazenda em Cáceres (2019 km de Cuiabá - MT), com vida livre e comportamento dócil. Foto: Sema-MT

A Sema orienta que quem encontrar filhotes de animais silvestres, ou até mesmo animais adultos que estejam em ambienta urbano, ou com ferimentos, que entra em contato com a Sema ou Batalhão Ambiental para a retirada do animal. "Orientamos que seja feita a entrega voluntária do animal para que passe pelos cuidados necessários e seja dada a destinação correta", conta.

O Instituto de Preservação e Defesa de Felídeos da Fauna Silvestre do Brasil em Processo de Extinção (NEX) possui um refúgio onde os felinos resgatados com ferimentos ou em situação de risco são acolhidos e cuidados. As tratativas para a destinação do animal também contaram com a participação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos (CENAP).