MS Notícias

INTERIOR

Vacinação de idosos começa na Capital, mas população rural diz estar perdida

Moradores da zona rural dizem não saber onde levar idosos para vacinar

A unidade de saúde do distrito de Rochedinho - Reprodução/Divulgação

Teve início hoje, terça-feira (24.março) a campanha de vacinação contra a Influenza para idosos e profissionais de saúde em Campo Grande. A população da área rural procurou o MS Notícias, e disse estar 'confusa quanto ao cronograma', alegando não saber onde levar os idosos, que vivem em chácaras e áreas afastadas da área urbana. A principal dúvida dos populares, é quanto a locomoção, já que as linhas de transporte público estão paralisadas devido a pandemia do coronavírus.     

Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), orientou que o cidadão vá a unidade de saúde mais próxima, ou ligue, no caso de não ter condução, para agendar vacinação em domicílio.  

Segundo a Sesau, nas regiões ruais de Campo Grande, o população pode vacinar na Unidade Básica de Saúde da Família “Dr. Roger A. Buainain”  UBSF de Rochedinho; na Unidade Básica de Saúde da Família  –  Três Barras e na Unidade Básica de Saúde da Família “Dr. Bento Assis Machado”  –  UBSF Anhanduí. 

A reportagem entrou em contato com as unidades. A UBSF de Rochedinho informou, que, ainda não tem vacinas lá, e que a previsão de vacinação dos idosos no distrito é para dia 7 de abril: "talvez". A unidade da Três Barras, disse ter vacinas e que estará disponível enquanto tiverem doses. A unidade não pode informar quantas doses há disponível. Já na unidade do Ahanduí, a enfermeira informou que não tem vacina hoje, por um problema de logística, as doses devem chegar apenas amanhã.  

A Sesau argumentou que o que foi decidido em reunião era que as unidades rurais iniciassem seus cronogramas hoje, no entanto, iria averiguar se aconteceu alguma mudança.  

Atualização da reportagem às 12h46 - A Sesau informou que o serviço de imunização vai antecipar a entrega de vacinas nas unidades para atender a população da zona rural. Anhanduzinho e Rochedinho ainda não receberam, mas devem receber ainda essa semana.

CONTATO 

Para entrar em contato com as unidades rurais, quem mora na região do Anhanduí, pode ligar no telefone: 3327-1254 ou 2020-1985 das 07h às 16.  

Para quem mora na região de Rochedinho:  3301-4367  ou  2020-2042, o atendimento é das 07h às 17h.  

Já para os maradores da região do Três Barras: 3304-3114 ou 2020-2057, das 07h às 16h.  

Quem vive em Campo Grande tem ao menos dez pontos onde podem vacinar os idosos. Confira no documento abaixo: