O salto alto é um dos mecanismos usados pela mulher para dar um UP no visual, já que ele é o responsável pela elegância, sofisticação e sensualidade. Convenhamos também que é ele quem ajuda a dar um toque de superioridade na mulher, deixando o bumbum mais empinado e a postura mais imponente.
Tantos fatores bons não poderiam vir sem um contraponto. O salto alto tem como benefício somente o visual, já que ele é um dos responsáveis pelos danos à coluna, problemas no joelho e até o encurtamento dos músculos da panturrilha. Além disso, o uso frequente do salto aumenta a lordose, podendo agravar as dores nas costas e nos pés.
Após esse balde de água fria, o que devemos fazer é saber usar esse acessório essencial na vida de qualquer uma. Não precisa jogar no cesto do lixo aqueles que não são adequados, basta vender, tendo assim uma fonte para comprar outro que seja adepto, ou então trocar com as amigas.
De acordo com especialistas, o correto é que as mulheres façam um rodízio entre saltos mais altos e mais baixos. A ideia é que os pés não se "acostumem" a um tipo específico de salto.
Prefira evitar o salto agulha, justamente por elevar demais o calcanhar. O sapato de salto muito fino faz com que o peso do corpo fique todo concentrado na parte da frente do pé, causando desconforto, dor e problemas na coluna.
Uma pesquisa realizada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) mostrou que o mais recomendado para o uso diário são saltos de até quatro centímetros. As que desejam usar mais altos, a preferencia é que utilizem sapatos de saltos grossos, que dão maior sustentação e equilíbrio, e não forçam demais determinadas áreas do corpo. Ou então, as plataformas que, por terem o salto alto por toda a extensão da sola, conseguem distribuir melhor o peso do corpo.
Tipos de salto e seus efeitos
Agulha: Vilão! Nas alturas e com bico fino não é recomendado nem para a mais especial das ocasiões. Reduz muito a participação do calcanhar na sustentação do corpo, além de deixar os dedos muito desconfortáveis.
Fino: Pode causar torções de tornozelo e dores nos dedos e na planta do pé.
Plataforma: Oferece melhor distribuição da pressão exercida pelo corpo sobre os pés. A ponta angular facilita a impulsão do corpo ao caminhar.
Centro: O salto que sai do meio do calcanhar facilita o equilíbrio do corpo. Deixa os dedos confortáveis e pode ser uma opção para as mulheres que não abrem mão da elegância a toda hora.
Quadrado: O modelo grosso e quadrado é um dos eleitos pela maioria das mulheres que querem manter a elegância por longos períodos do dia. Esse tipo de sapato deixa o calcanhar bem apoiado, o que ajuda no equilíbrio do corpo.
3 cm: O sapato baixo, com salto de até três centímetros, é o único recomendado por especialistas para o uso diário constante.
Anabela: Pode causar desconforto, mas, como o plataforma, diminui as dores porque distribui bem a pressão do corpo sobre a planta dos pés.




