28 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Cultura

Dança e arte chegam a 22 cidades do Estado com grupos locais

A- A+

O Circuito Dança no Mato consiste em uma caravana de espetáculos de dança pelo interior do Estado. Começou em 2007, sendo que a última edição foi em 2014. 

 Na primeira edição chegou a cinco municípios, e na última, 15 municípios por ano. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de atividades de dança no Estado do Mato Grosso do Sul, promover o acesso da sociedade sul-mato-grossense à dança produzida no Estado e estimular a formação de novos grupos e plateias por meio de ações alternativas, pesquisas e intercâmbios entre os participantes.

Desde o início, o circuito já passou por Rio Negro, Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Três Lagoas, Brasilândia, Corguinho, Coxim, Dourados, Naviraí, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rochedo, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bodoquena, Cassilândia, Sidrolândia, Iguatemi, Ivinhema, Nioaque, Paranaiba, Corumbá, Jardim, Rio Verde, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Mundo Novo, Paranhos, Alcinópolis, Amambai, e Nova Andradina. Nessa trajetória, atingiu um público  de 34.300 pessoas.

Os grupos participantes foram: Cia de Artes Anhanguera – Uniderp, Cia Dançar, Domi – Cia de Dança, Expressão de Rua, Funk-se, Grupo Bailah, Streetpop, Grupo Jovem Beatriza de Almeida, Zoe – Cia de Dança, Grupo Litani, Cia do Mato, Cia Dança Urbana, Cia Dançurbana – Espetáculo Singulares, Conectivo Corpomancia – Espetáculo Maria, Madalena, Cia do mato – Espetáculo: Monólogos da Dor, Casemiro Vicente, Nizael Almeida, Paulo Paim e Stélio Constantino Barbosa – Apresentação Mulher/Minenóptera, Zoe escola de Dança, Simbiose Street Dance, Cia Dançar, Grupo de Dança Isadora Duncan e Bailah Grupo de Dança.

Para esta edição, a circulação começa por Maracaju, no dia 9 de setembro, com o espetáculo TemTrem?, do Grupo Funk-se. Será no Ginásio da Escola Municipal José Pereira da Rosa, às 19h30. O mesmo espetáculo será apresentado em Nova Andradina, no dia 10 de setembro, no Ginásio de Esportes, às 19h30.

Programação 

O espetáculo Se Você me Olhasse nos Olhos, da Ginga Cia de Dança. Vai circular por Dourados, em 15 de setembro, às 19h30, no Clube Indaiá, rua Indaiá, Altos Indaiá, e por Caarapó, em 17 de setembro, na Concha Acústica da Praça Central, às 19h30.

Coreografias dos Grupos Jovem Beatriz de Almeida, Streetpop, e Movimento Dance vão passar por Sonora, em 22 de setembro, São Gabriel do Oeste em 23 de setembro e Rio Verde em 24 de setembro. Coreografias do Studio Mayara Martins (Aquidauana), Grupo Conexão Urbana e Grupo Bailah vão ser apresentadas em 6 de outubro em Paraíso das Águas; 7 de outubro em Rio Negro e 8 de outubro em Bandeirantes.

O espetáculo Plagium?, da Cia Dançurbana vai ser visto pela população de Brasilândia em 21 de outubro e de Paranaíba em 22 de outubro. Até o fim do ano vão ser confirmadas mais apresentações dos grupos em outros municípios. Todos os espetáculos têm entrada franca. (Com assessoria).