28 de março de 2024
Campo Grande 22ºC

Fiscais agropecuários podem retomar greve, após reunião nesta segunda-feira

A- A+

De nove a 13 representantes do Conselho de Delegados Sindicais e da diretoria Executiva do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários estarão reunidos em Brasília para discutirem uma possível retomada  da paralisação da categoria.

Desde a última assembleia, no dia 2 de outubro, quando a categoria decidiu pela suspensão da greve, mas manteve o estado de assembleia geral permanente. Os fiscais aguardam uma posição do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) quanto à pauta administrativa. Entre as reivindicações estão a realização periódica de concursos públicos, adicional de fronteiras para fiscais que trabalham em pontos de difícil provimento e ocupação dos cargos de gestão do Mapa por meritocracia.

Os representantes já entraram em entendimento com o Ministério do Planejamento, com um acordo para a reposição salarial de 10,8% em dois anos, a mudança da nomenclatura de fiscal para auditor fiscal federal agropecuário, além da correção do auxílio-alimentação e assistência à saúde e pré-escolar. Agora, aguardam o encaminhamento pelo governo do projeto de lei contemplando esses pontos.