20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

PANDEMIA

Governo diz que 2ª parcela do auxílio emergencial 'cai' na 2ªfeira

Os pagamentos de auxílio aos trabalhadores são para abrandar os impactos econômicos e evitar que famílias passem fome

A- A+

A Caixa Econômica Federal começará a creditar a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 a partir da próxima 2ªfeira (18.maio), informou o presidente do banco estatal, Pedro Guimarães, durante a live semanal do presidente Jair Bolsonaro. O calendário de pagamento será detalhado nesta 6ªfeira (15.maio), no Palácio do Planalto. Os pagamentos de auxílio aos trabalhadores são para abrandar os impactos econômicos e evitar que famílias passem fome durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus. A parcela em questão era para ter sido paga, segundo calendário inicial, entre os meses de abril e início de maio, no entanto, não ocorreu. Sendo que, são três parcelas a serem disponibilizadas aos trabalhadores nesse período.  

"Nós começamos na segunda-feira e faremos toda a questão via mês de nascimento, exatamente para que nós tenhamos uma tranquilidade maior no pagamento", antecipou Guimarães. 

O benefício é pago para trabalhadores informais e pessoas de baixa renda, inscritos do cadastro social do governo e no Bolsa Família. Além de problemas com o aplicativo Caixa Tem, o programa de auxílio-emergencial sofre críticas por parte da população que tem seu auxílio negado, ou mesmo encontram-se em longa espera da chamada "análise dos dados". O governo já chegou a informar que não teria recursos ao programa, depois recuou e decidiu então creditar a 1ª parcela em 30 de abril. Depois, outro grupo recebeu a primeira parcela em 16 de maio, esses, ainda não receberão a 2ª parcela, de acordo com o governo.  

VEJA ISSO Mulher descobre ser 'Presidente da República' ao ter auxílio negado

O calendário do pagamento da 2ª parcela do Auxílio Emergencial foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (15.maio). O cronograma começa na segunda-feira (18) e seguirá até 13 de junho. O calendário da terceira parcela, que estava prevista para maio, continua sem definição.

O calendário da segunda parcela também vale apenas para quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril. O governo não informou quando vai pagar a segunda parcela para quem receber a primeira depois desta data.

CONTAS DIGITAIS

Ainda segundo o presidente da Caixa, o banco vai oferecer, de graça, uma conta digital para todos os beneficiários do auxílio emergencial. Até então, o banco só havia aberto contas digitais para pessoas cadastradas que não tinham conta bancária informada. "É o maior programa de inclusão digital do Brasil, que tem notícia, de todos os tempos, e numa velocidade muito grande", enfatizou Guimarães.

AUXÍLIO IRREGULAR

Durante a live, o presidente Jair Bolsonaro comentou sobre o pagamento irregular do auxílio emergencial a militares. As irregularidades foram detectadas após o ministérios da Defesa e da Cidadania realizarem um cruzamento de dados e identificarem que 73,2 mil militares ativos, inativos, temporários, pensionistas e anistiados receberam a ajuda do governo.   

"O que aconteceu com muitos recrutas, não sei precisar o número aqui. Como ano passado eles não declararam renda, e ficava difícil passar no filtro, eles se inscreveram como beneficiários e receberam os R$ 600, só que foram plotados, foram descobertos e, no nosso meio, quando alguém faz algo errado, o bicho pega. Então, vão devolver essa grana e vão sofrer, com toda certeza, uma punição disciplinar", afirmou. 

Uma decisão do Tribunal de Contas de União (TCU) também obrigou os militares acusados de receber irregularmente o auxílio emergencial a devolverem os valores aos cofres públicos. 

*Com Agência Brasil.