29 de março de 2024
Campo Grande 24ºC

Economia

Podcast: Entenda como funciona os reajustes dos aluguéis

A- A+
source
Índice do aluguel subiu 30% nos últimos 12 meses, diz FGV
iStock
Índice do aluguel subiu 30% nos últimos 12 meses, diz FGV

O crescimento da crise econômica e os constantes reajustes dos aluguéis preocupam inquilinos e aumenta o debate de congressistas para alterar o índice base de cálculo de aluguel. Em 12 meses, o Índice Geral Preço Mercado (IGP-M) subiu 30%, o que acendeu o alerta em imobiliárias e locadores para abrir negociações de descontos.

Deputados e senadores discutem a possibilidade de calcular os reajustes dos aluguéis pelo índice IPCA, medido pelo IBGE. Na proposta, entretanto, o IGP-M continuaria contabilizado nos cálculos inflacionários do país.  

O quinto episódio do podcast Economia Descomplicada , publicado nesta quarta-feira (28), o professor da Fundação Getúlio Vargas, André Braz, explica como é feito a medição do IGP-M e comenta as perspectivas para o ano.

Podcast Economia Descomplicada

O Economia Descomplicada visa tirar as dúvidas dos leitores do Portal iG e democratizar a economia. Os episódios estão disponíveis em agregadores de podcasts e nas redes sociais do iG .

Sugestões de assuntos e dúvidas podem ser encaminhados para o e-mail [email protected] . O internauta deve colocar Podcast como assunto da mensagem.

Confira a entrevista completa abaixo