25 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

ESTRATÉGIA

De olho em 2022, Bolsonaro estuda prorrogar auxílio-emergencial até março

Auxílio foi o que elevou a avaliação do governo em julho

A- A+

Pensando nas eleições de 2022, visto que o auxílio-emergencial melhorou a avaliação de seu governo, o presidente Jair Bolsonaro já estuda prorrogar novamente o auxílio emergencial. A ideia, gestada pela equipe econômica, é estender o benefício por mais 3 meses, até março de 2021. Segundo informações do Planalto, esse foi um pedido do chefe do executivo, que nesta semana escancarou a sua campanha antecipada para as eleições 2022.  

A proposta surge também após a dificuldade em definir o projeto do Renda Cidadã e a votação na Câmara e no Senado ainda em 2020. O programa servirá como substituição permanente ao auxílio emergencial. Prorrogar o benefício provisório, portanto, é o plano B do governo até que o novo proposta seja viabilizada.

Também poderia ser aprovado o novo tributo sobre transações digitais a ser em parte destinado a financiar o benefício. Contribuições precisam ser chanceladas pelo Congresso 90 dias antes de entrar em vigor. Não foi tomada decisão, porém, sobre o uso dessa alternativa ainda.

Ainda não está definido qual será o valor caso a alternativa seja encampada pelo governo. As parcelas iniciais do coronavoucher eram de R$ 600. As que estão sendo pagas atualmente até o fim do ano são de R$ 300.