22 de maio de 2024
Campo Grande 24ºC

MINISTRA DE LULA

Quem é Anielle Franco

Comandará ministério novo, criado pelo governo Lula

A- A+

Educadora, jornalista e ativista pelos Direitos Humanos, a carioca Anielle Franco, de 38 anos, foi escolhida na 5ª.feira (22.dez.22) pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o ministério da Igualdade Racial a partir de 2023. 

Esse é um ministério inédito, criado pelo governo Lula, que terá como missão evoluir o combate ao racismo no Brasil.  

Anielle nasceu no complexo de favela da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Lá ela cresceu com a irmã de Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro morta em 2018 por um grupo criminoso ainda não revelado.  

A futura ministra integrou o grupo técnico de Mulheres na transição. Ela é fundadora e diretora-executiva do Instituto Marielle Franco, criado depois do assassinato da vereadora e do motorista Anderson Gomes. É jornalista, escritora, educadora e ativista dos direitos das mulheres e dos negros. É bacharel em Jornalismo e Inglês pela Universidade Central da Carolina do Norte, nos EUA.

Também se licenciou em Literatura Inglesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ). É mestre em Jornalismo e Inglês pela Florida A&M University e em Relações Étnico-Raciais pela Cefet/RJ.

Atualmente, faz doutorado em Linguística Aplicada na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Em novembro, lançou o livro “Minha irmã e eu” , pela Planeta, em que narra seus pensamentos desde a morte de Marielle Franco.