19 de junho de 2024
Campo Grande 26ºC

MINISTRO DE LULA

Quem é Silvio Almeida

A- A+

O advogado Silvio Almeida, de 46 anos, foi escolhido na 5ª.feira (22.dez.2022) pelo presidente Lula (PT), para comandar o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.  

Ele é graduado em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e pósdoutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da USP. Foi professor visitante da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, e é pesquisador da Universidade Duke (EUA).

Como Mellon Visiting Professor do Center for Latin American and Caribbean Studies (CLACS) da Universidade de Duke (EUA) no ano de 2020, ele ministrou as disciplinas "Black Lives Matter US and Brazil" e "Race and Law in Latin America". Durante seu período na Universidade de Duke foi, ao lado do Professor John D. French, o organizador da exposição "Black Lives Matter US-Brazil", resultado dos trabalhos acadêmicos da disciplina de mesmo nome ministradas. Após seu período como professor visitante, foi integrado como pesquisador do CLACS-Duke em projeto de pesquisa que analisa em perspectiva comparada a figura do "Amicus Curiae" e a participação da sociedade civil nas ações constitucionais propostas perante o Supremo Tribunal Federal e a Suprema Corte Americana, referentes às politicas de ação afirmativa. 

É professor na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É participante ativo do debate racial e das políticas em favor da diversidade no Brasil. Ele também integra a equipe técnica dos Direitos Humanos na transição. 

Ele também é presidente do Instituto Luiz Gama, uma associação civil sem fins lucrativos composta por juristas, acadêmicos e militantes dos movimentos sociais com atuação “na defesa das causas populares, com ênfase nas questões sobre os negros, as minorias e os direitos humanos”.

Almeida é autor da obra “Racismo Estrutural” e contribuiu para o livro “Marxismo e questão racial: Dossiê Margem Esquerda”, da editora Boitempo.