29 de maio de 2024
Campo Grande 14ºC

ELEIÇÕES 2022

Vídeos: PRFs e PMs tentam impedir eleitores de Lula de votar

Diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, pediu voto para Bolsonaro na véspera; PM foi filmado coagindo passageiros em ônibus

A- A+

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar (PM) estão descumprindo ao longo deste domingo (30.out.22) de eleição, a decisão do ministro Alexandre de Moraes (TSE), e ambos os órgãos tem feito abordagens em transportes públicos, promovendo coação a eleitores. 

Há relatos de agressão de PMs à imagem de Lula (PT), a bandeira e repressão contra eleitor lulista. (Veja os vídeos abaixo). 

Segundo números internos da PRF aos quais a Folha teve acesso, o órgão já tinha realizado 514 ações de fiscalização contra ônibus até as 12h35.  

O número de abordagens no segundo turno já é 70% maior do que o que foi registrado na primeira etapa do pleito, no dia 2 de outubro.

Além da PRF, os PMs também foram filmados coagindo passageiros em vários municípios no Nordeste brasileiro. 

VEJA VÍDEOS:

Nas redes sociais, internautas e políticos estão relatando que a PRF está realizando paradas obrigatórias descumprindo a resolução legal do Tribunal Superior Eleitoral. 

Vale lembrar que o diretor-geral da PRF, Silvinei Vasques, usou as redes sociais no sábado (29.out.2022) para pedir voto para Jair Bolsonaro (PL). Nos stories, ele publicou uma bandeira do Brasil com a seguinte mensagem: “Vote 22, Bolsonaro presidente”.

Após denúncias de ações surgirem nas redes sociais, o TSE determinou com urgência que o diretor-geral da PRF, dê explicação sobre operações policiais realizadas pelo órgão em transporte público de eleitores. Eis a íntegra. 

Veja vídeos que mostram a ação da PM: