24 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

PRESIDENTE DA UCRÂNIA

Zelensky: Ucrânia não quer ser coberta de cadáveres militares, vá para casa

"Glória aos heróis! Morte aos inimigos!", disse o presidente, em novo comunicado

A- A+

Em uma nova mensagem de vídeo, o presidente Volodymyr Zelensky pediu aos militares russos que "vão para casa e digam ao seu comando que querem viver".

Além disso, o chefe de Estado disse que assinou um decreto concedendo o título de Herói da Ucrânia a quinze soldados ucranianos.

As principais partes do discurso do presidente:

"Somos uma nação que quebrou os planos do inimigo em uma semana. Planos que foram construídos por anos, maldosamente. Calculado. Com ódio pelo nosso país, pelo nosso povo - por qualquer povo que tenha duas coisas - liberdade e coração. Mas nós os paramos".

"Admiro sinceramente os heróicos civis de Konotop, Bashtanka, Energodar, Melitopol. Outras cidades e vilas da Ucrânia que não permitem os invasores, bloqueando todos eles, bloqueando estradas. As pessoas saem na frente de veículos inimigos. Isso é muito perigoso. Mas que corajoso".

"Todo invasor deve saber: eles não terão nada aqui. Ninguém será conquistado. Onde quer que eles vão, eles vão destruir em todos os lugares. Eles não terão paz. Eles não terão comida aqui. Eles não terão um único momento de silêncio aqui. Os invasores receberão apenas uma coisa dos ucranianos - rejeição. Rejeição feroz!".

"Quase nove mil russos mortos! Em uma semana! A Ucrânia não quer ser coberta de cadáveres militares. Vá para casa com todo o seu exército. Diga ao seu comando que você quer viver. Precisamos parar a guerra e restaurar o mundo o mais rápido possível" .

"Resultado brilhante na Assembleia Geral da ONU. 141 países apoiaram a resolução, que pede à Rússia que se retire da Ucrânia imediatamente. 141 estados para nós! E para a Rússia - apenas 4 estados que votaram contra nós. Aqui está a lista: Coreia do Norte, Eritreia, Síria e Bielorrússia. Aqui está a lista. Esses são os amigos".