O presidente da Uefa, Michel Platini, criticou a escolha do português Cristiano Ronaldo como o melhor jogador do mundo. De acordo com o francês, o prêmio Bola de Ouro deveria ser do seu compatriota Frank Ribéry, do Bayern de Munique.
Cristiano Ronaldo ganhou com 1.365 pontos (27,99%), seguido por Messi, com 1.205 (24,72%) e Ribery, com 1.127 pontos (23,36%). O sueco Zlatan Ibrahimovic, do PSG, ficou em quarto, uma posição à frente de Neymar. Andrés Iniesta, do Barcelona, foi o sexto.
"Estou muito decepcionado por Ribéry. No ano que vem, vamos voltar ao duelo Messi-Ronaldo, daqui a dois anos será Ronaldo-Messi...", lamentou o dirigente em entrevista à televisão francesa "L'Equipe 21".
"Estou decepcionado porque durante 50 anos a Bola de Ouro levou em conta os resultados, os títulos conquistados pelos jogadores. Agora, estão avaliando o valor global dos jogadores e isso é um problema", apontou Platini, lembrando os títulos conquistados pelo jogador com o clube alemão.
Em 2013, Ribéry foi campeão do Campeonato Alemão, da Copa da Alemanha, da Liga dos Campeões, da Supercopa da Europa e do Mundial de Clubes, além de ser eleito o melhor jogador da Europa pela Uefa
Apesar das críticas, Platini fez questão de parabenizar Cristiano Ronaldo. "Cristiano Ronaldo é um belo vencedor da Bola de Ouro", admitiu.
O português já tinha vencido a Bola de Ouro em 2008.
Folhapress