MS Notícias

PESQUISA

50% acha governo Bolsonaro péssimo e 68% acredita em piora do vírus

Agora, apenas 25% considera o governo de Jair Bolsonaro, bom ou ótimo

Reprodução/Divulgação

Pesquisa XP Ipespe de maio concluída ontem, 3ªfeira (19.maio), mostra o aumento na reprovação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e a redução em sua aprovação. E também, que para 68%, o pior da onda de impactos do coronavírus ainda está por vir, enquanto 22% avaliam que o pior já passou.

Agora, apenas 25% considera o governo de Jair Bolsonaro, bom ou ótimo. 50% dos entrevistados acham o governo ruim ou péssimo, 26 pontos a mais do que o último levantamento, divulgado em 24 de abril.

Na mesma linha, também se deteriora a expectativa para o restante do governo, que agora é 48% negativa e 27% positiva ante 46% e 30% em abril.

A XP também observou que 57% dos entrevistados acreditam que a economia está no caminho errado. 28% acredita que a economia está no caminho certo.

Outro levantamento foi em torno dos auxílios-emergenciais. 34% afirmou que alguém em seu domicílio já recebeu o benefício emergencial de R$ 600 e outros 14% afirmaram que ainda vão receber o dinheiro.

A pesquisa mostra ainda, que se mantém alto o apoio ao isolamento social como medida de enfrentamento à pandemia. Para 76%, ele é a melhor forma de se prevenir e tentar evitar o aumento da contaminação pelo coronavírus, enquanto 7% discordam.

Outros 14% avaliam que ele está sendo exagerado. Em relação à duração do isolamento, 57% defendem que ele deve continuar até que o risco de contágio seja pequeno.

O levantamento também registra uma redução na avaliação positiva da ação dos governadores para o enfrentamento à crise. São 46% os que apontam que a atuação é boa ou ótima, contra 53% na última pesquisa. Os que acreditam que a atuação é ruim ou péssima saíram de 16% para 23%. A atuação de Bolsonaro na crise é vista como boa ou ótima por 21% e como ruim ou péssima por 58%.

VEJA A PESQUISA NA ÍNTEGRA AQUI.