26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC
agems art traço
CARAAPO

Limpeza

Cheiro no micro-ondas: como eliminar

Peixes, frutos do mar, algumas carnes e pipoca são alguns dos ingredientes que costumam ter cheiros bastante característicos e marcantes

A- A+

Quando usamos o micro-ondas para aquecer alimentos que têm cheiro forte, o odor muita vezes fica impregnado no aparelho, contaminando outras comidas que são requentadas lá. Peixes, frutos do mar, algumas carnes e pipoca são alguns dos ingredientes que costumam ter cheiros bastante característicos e marcantes.

Como limpar micro-ondas por dentro

Segundo ensina a home organizer Simone Serrano, no dia a dia, o forno pode ser limpo com uma esponja e detergente. Higienize toda a parte interna e, em seguida, remova o sabão com um pano úmido. “O prato giratório e a borracha podem ser removidos e lavados na pia. Use água corrente e detergente”, ensina Simone.

Além da limpeza diária, o ideal é higienizar o aparelho sempre que perceber respingos de alimentos, logo após o uso.

Limpar gordura

Para amolecer a gordura e removê-la com maior facilidade, a especialista ensina uma receita caseira. Encha metade de um recipiente que possa ir ao micro-ondas com água (pode ser de vidro ou plástico). Adicione uma colher (sopa) de vinagre ou o suco de um limão. Coloque o pote no micro-ondas e ligue em potência máxima por 5 minutos.

“Quando abrir a porta do aparelho, verá que a sujeira grossa amoleceu. Então, basta passar um papel toalha ou pano limpo para removê-la”, diz Simone.

Como tirar maus cheiros

A home organizer ensina uma mistura caseira para eliminar cheiros fortes impregnados no interior do micro-ondas: basta misturar água com bicarbonato de sódio, mergulhar um pano nesta solução e esfregar toda a parte interna do aparelho.

Como evitar que o odor impregne

Alguns cuidados evitam que o cheiro forte do alimento “grude” no interior do micro-ondas:

·         Utilize sempre tampas protetoras para aquecer alimentos. Especiais para micro-ondas, elas evitam que a comida espirre.

·         Logo após levar um alimento de cheiro forte ao forno micro-ondas, coloque um copo d’água com suco de limão dentro do aparelho e ligue-o por alguns segundos; isso evita que o odor impregne.