02 de maio de 2024
Campo Grande 25ºC

No Ar com Igor Matheus

Munhoz e Mariano: “Campo Grande é a nossa casa”.

Munhoz e Mariano: “Campo Grande é a nossa casa”.

Sucesso incontestável em todo o Brasil, a dupla sul-mato-grossense Munhoz e Mariano está em Campo Grande e fizeram apresentações em universidades, retornando as origens, relembrando momentos marcantes e celebrando a vitoriosa carreira.

Esta coluna conversou com a famosa dupla que, sem dúvida, marca pela simpatia, humildade, alegria e talento.

Mato Grosso Do Sul...

Para Mariano, o estado representa gratidão. “É gratificante demais, é mais que especial. A gente começou cantando nos corredores da faculdade e, graças a Deus, começamos a ganhar um reconhecimento no estado. Campo Grande é a nossa casa. Sempre que íamos fazer um evento e retornávamos as faculdades para fazer algum tipo de divulgação é muito bacana, saber que a gente se consagrou no Brasil todo quando a gente retorna aqui, é sempre o mesmo carinho, a mesma energia, literalmente dá muito orgulho de ser sul-mato-grossense, quando recebemos esse carinho e vê que esse amor é recíproco, ficamos feliz demais. Fazer qualquer tipo de ação em TV, faculdade, é diferente sempre do que vemos Brasil a fora, é muito especial, ficamos muito felizes quando voltamos pra cá.”

Munhoz diz ter muito respeito pelo público local. “Como Campo Grande é nossa casa, a gente respeita muito esse público, desde o começo da nossa carreira. Pra gente chegar e tocar numa faculdade, num barzinho, é indiferente, por que a gente sempre teve a energia do povo de Campo Grande. Então, pra nós, é tudo de bom voltar pra casa e tá fazendo uma bagunça maravilhosa. ”

Universidade...

Sobre seu tempo de universitário, Mariano afirma que são várias às lembranças. “Tem muitas coisas, os barzinhos (risos). A gente vivia “batendo” viola nos intervalos da faculdade, tem muita lembrança boa. A gente tem muitos amigos até hoje desse tempo, e creio que é a melhor fase da vida da gente, onde a nossa preocupação da gente é estudar, viver a vida, época de descobertas. A gente tem muitas lembranças positivas da faculdade. Eu infelizmente larguei no último ano, não consegui concluir o curso (Zootecnia), devido a correria.

Mariano revela. “O Munhoz não gostava muito de estudar, não” (risos).

As amizades feitas, foi o que Munhoz guarda com carinho. “As amizades construídas foi o mais marcante desse período, e eu mantenho até hoje. Por causa dos shows, não fui muito adiante. Tive de largar no primeiro ano (Administração Rural), por conta do trabalho.”

Nunca Desista...

Realizando pelo país a turnê “Nunca Desista”, Munhoz define essa frase como fundamental a dupla. “Nunca Desista já é tudo pra gente. Nós dois começamos por pura brincadeira, tocando pra tomar uma cervejinha no final de semana. Tocávamos em barzinhos bem simples em Campo Grande e  assim tudo aconteceu naturalmente. Um dia, eu e o Mariano pegamos e falamos: o negócio tá ficando sério mesmo. Isso aqui é um emprego, é um trabalho, tem muitas pessoas que dependem de Munhoz e Mariano, vamos lutar por tudo, já passamos por muitas dificuldades. Tem gente que olha e maquia, dizendo que “a vida desse cara é muito boa, é só festa, farra”, mas não, a gente sabe que é muito cansativo. “

Munhoz ressalta que a saudade, é penosa para quem lida com a música. “Uma coisa que machuca muito na parte da música, é a saudade. Já chegamos a ficar 90 dias sem voltar pra casa, longe de mãe, pai, amigos, de tudo, só dentro de um ônibus, de hotel e sem não poder sair do quarto, por que a galera não deixava a gente sair. São coisas que machucam, mas como isso é o nosso trabalho, o nosso sonho, a gente não pode desistir nunca. ”

Diante dessa trajetória, Mariano afirma que o sacrifício foi válido. “Valeu a pena. Tudo começou como uma grande brincadeira. A gente nunca almejou fazer sucesso, viver de música, tudo foi acontecendo de forma natural. Eu não vejo o começo da nossa carreira como um grande sofrimento, era uma diversão, um hobby, então quando a gente decidiu realmente largar tudo, nossa vida pessoal, pra viver esse sonho maluco, aí sim, começou um pouco as dificuldades maiores.”

Munhoz, Igor Matheus e Mariano.  Foto: Ítalo Gusmão.

Mariano enfatiza o longo trabalho até o sucesso e os preconceitos que sofreram na música. “Muita gente acha que a gente nasceu do “Camaro Amarelo”.  Ninguém sabe que tínhamos um trabalho de seis anos aqui no Mato Grosso do Sul, um trabalho bem reconhecido aqui, até que veio a Garagem do Faustão em 2010. Dois anos depois, em 2012, aí sim, veio o “Camaro Amarelo”. Foi uma batalha dura. Sofremos preconceito no início por esse lance mais irreverente, de usar a sensualidade com as danças no palco, somos pioneiros nesse seguimento. A gente sofreu preconceito dos próprios artistas do meio quanto a isso, mas, graças a Deus, já passou. Hoje muitos artistas usam desse recurso, e a gente fica feliz demais por sermos pioneiros nisso.”​

Um recado para os conterrâneos...

Para os seus conterrâneos sul-mato-grossenses, a dupla deixa uma mensagem carinhosa ao público da terra.

“A gente só tem a agradecer. Campo Grande é uma cidade muito respeitosa com Munhoz e Mariano, e respeitamos muito isso. Tenho orgulho de dizer que sou sul-mato-grossense. Muito obrigado Campo Grande, por esse carinho maravilhoso, que a gente guarda no nosso coração”, deseja Munhoz.

“Um beijo muito especial para os nossos conterrâneos, esse povo bonito, animado, esse povo receptivo, que sempre acolheu nosso trabalho. A gente deve tudo que está acontecendo em nossa vida a eles, pois foi aqui que tudo começou. Eles vão ter sempre nosso carinho, nossa gratidão”.

Semana Cultural...

O presidente do Diretório Central dos Estudantes da Uniderp, Ítalo Buarque Gusmão, diz que a presença de artistas e apresentações são importantes, reforçando parcerias no meio cultural e artístico.

“A nossa semana cultural começou no ano passado, e ela não se restringe somente a música, mas em diversas áreas. Desde o início do semestre, a gente conseguiu fazer uma parceria com o “Grupo Teatral Falta Um”, onde desde o começo do semestre, eles fazem ensaios teatrais aos sábados aqui na universidade. Essa semana lançamos a semana cultural para eventos artísticos de um modo geral. No início deste semestre, em março, tivemos um evento com a dupla “Bruninho e Davi” e, pra encerrar, o primeiro semestre do ano de 2017, devido a repercussão gerada em março, a produção de “Munhoz e Mariano” nos procurou e a gente conseguiu elaborar uma parceria. A realização das apresentações é feita no período do intervalo. Na Agrárias e na Matriz, os shows foram feitos após os períodos de provas. É um momento importante que propiciamos para nossos alunos, variando os estilos. A nossa instituição está receptiva em contar com o apoio de artistas, sejam eles nacionais e locais”, diz Ítalo.

Show – “Munhoz e Mariano” realiza no próximo dia 12/06, a “Violada dos Munhoiz”, a partir das 17 horas, no Rota Acustica, em frente a Uniderp Agrárias, um show que traz a dupla de volta as origens com músicas inéditas e os grandes sucessos. Ingressos à venda no Bulicho Conveniência, que está localizado na Rua Euclides da Cunha, 499. 

 

Por hoje é só!

Obrigado pela sua audiência! Até a próxima e “com fé, trabalho e esperança, tudo se alcança”.  

 

Igor Matheus – ator, jornalista e radialista.

Revista especializada destaca turismo gastronômico do Pantanal de Mato Grosso do Sul
TURISMO
há 16 horas

Revista especializada destaca turismo gastronômico do Pantanal de Mato Grosso do Sul


Campo Grande se destaca na geração de emprego e oportunidades de qualificação gratuitas
DIA DO TRABALHADOR
há 17 horas

Campo Grande se destaca na geração de emprego e oportunidades de qualificação gratuitas

MPF pede suspensão de descontos do INSS e indenização a aposentados
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
há 17 horas

MPF pede suspensão de descontos do INSS e indenização a aposentados

Quarta-feira tem previsão de tempo firme, com sol e pouca nebulosidade em MS
TEMPO
há 17 horas

Quarta-feira tem previsão de tempo firme, com sol e pouca nebulosidade em MS

Prefeita Adriane Lopes lança 4 Etapa da Campanha "Meu Bairro Limpo  Todos em Ação contra a Dengue"
CAMPO GRANDE
há 1 dia

Prefeita Adriane Lopes lança 4 Etapa da Campanha "Meu Bairro Limpo Todos em Ação contra a Dengue"

Delcídio do Amaral terá que pagar indenização a Lula por acusá-lo sem provas
JUSTIÇA
há 1 dia

Delcídio do Amaral terá que pagar indenização a Lula por acusá-lo sem provas