08 de maio de 2024
Campo Grande 32ºC

Centro de equoterapia será inaugurado sábado em Jardim

A estimativa é atender 50 praticantes até o final do ano

A- A+

Será inaugurado neste sábado, o Centro de Equoterapia ‘Passo a Passo’, no Parque de Exposições no município de Jardim, durante a 12ª edição da Expojardim. Na ocasião será realizada uma aula inaugural para demonstrar o trabalho que será desenvolvido no espaço.

O centro foi idealizado durante o programa Líder MS II e finalizado em março deste ano, pelo engenheiro agrônomo e ex-presidente do Sindicato Rural, Paulo Bózoli. O espaço construído pelo Sindicato Rural do município atenderá praticantes do método terapêutico que utiliza cavalos no desenvolvimento psicomotor de pessoas com deficiência ou que tenham necessidades especiais.

O Passo a Passo é um programa de equoterapia do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, está em fase de implantação e apoiará inicialmente 10 Sindicatos Rurais que já sinalizaram interesse de participar. Para que possa funcionar, o local deve contar com espaço para aulas e equipe multidisciplinar formada por psicólogo, fisioterapeuta e equitador que receberão treinamento na Ande-Brasil – Associação Nacional de Equoterapia, com sede em Brasília (DF).

O programa Líder MS é direcionado a Lideranças Rurais oferecido pelo Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul e tem a finalidade de contribuir para a formação intelectual de profissionais que exerçam função de líderes. Finalizado em março deste ano, apresentou grade curricular diferenciada com disciplinas relacionadas a aspectos jurídicos, econômicos, políticos, sociais, organizacionais e seminários.

Segundo a Ande-Brasil, equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.