26 de abril de 2024
Campo Grande 31ºC

SAÚDE

Hábitos e alimentos que contribuem para melhorar a resistência muscular

Saiba qual a importância de manter-se sempre em movimento para manutenção da sua saúde física e mental

A- A+

Não é de hoje que se fala sobre os benefícios da prática de exercícios físicos. Isso porque além de fazer um bem danado para a nossa saúde, a atividade física ajuda a melhorar diversos outros aspectos da nossa vida. 

No entanto, ainda é baixa a proporção de pessoas que realmente se dedicam a movimentar o corpo em prol de uma melhor qualidade de vida e bem-estar. 

E se você, assim como milhares de outras pessoas reconhece a importância de praticar alguma atividade física, saiba que este é o primeiro passo para começar a ter uma vida mais saudável e com isso, ter uma série de outros benefícios no seu dia a dia. 

Ainda não está convencido das vantagens de incorporar uma rotina de exercícios na sua rotina? Confira a seguir algumas informações que podem te ajudar!

QUAL A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA NOSSA SAÚDE? 

Antes de mais nada, é importante esclarecer quais as funções dos exercícios físicos na nossa vida. Na verdade, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a prática constante vai muito além das finalidades estéticas. 

Diversos estudos apontam que se exercitar regularmente ajuda em diversos âmbitos, desde a prevenção de doenças como a pressão alta, hipertensão, diabetes e obesidade, até problemas relacionados à saúde mental, como a depressão. 

Com um potencial efeito antidepressivo, também é possível reduzir quadros de ansiedade e estresse, além de ajudar na autoconfiança e autoestima das pessoas. 

Além disso, desenvolver atividades físicas também contribui para uma melhora estética e aumento de resistência física, uma vez que dependendo do exercício praticado, é possível fortalecer os músculos do corpo, melhorando o condicionamento cardíaco e protegendo suas articulações. 

O QUE É RESISTÊNCIA MUSCULAR? 

Basicamente, podemos definir por resistência muscular a capacidade do músculo para suportar determinadas atividades por mais tempo do que normalmente uma pessoa que não está habituada aguentaria. 

Sabe aquela ladeira próxima à sua casa que só de pensar em subir você já está cansada? Ou quando um amigo te chama para correr mais você não aguenta acompanhá-lo? 

Pois é justamente nestes aspectos que a resistência muscular atua. Além disso, também trata-se da sua capacidade de suportar cargas, sejam elas provenientes de um aparelho de academia ou não.  

COMO É POSSÍVEL ADQUIRI-LA? 

Para se ter uma boa resistência muscular, é preciso muito mais do que a prática de exercícios físicos e, embora essa seja uma parte importante do processo, outros hábitos devem ser alterados para se atingir bons resultados. 

A regularidade com que se pratica as atividades é primeira delas. Afinal, não é do dia pra noite que você vai conseguir fortalecer os seus músculos e deixá-los mais preparados para qualquer desafio.

Outro fator importante está justamente nas atividades físicas que você pratica. Isso porque existem alternativas específicas para trabalhar cada músculo do seu corpo, bem como aquelas que são capazes de fortalecê-los num geral. 

Neste sentido, é indispensável encontrar ao que você mais se adequa, levando em consideração suas preferências e características individuais.

Além disso, rever velhos hábitos como parar de fumar e melhorar a alimentação também influenciam diretamente nos resultados alcançados na busca por uma boa resistência muscular. 

A ALIMENTAÇÃO PODE AJUDAR? 

Não só pode como é um dos fatores mais importantes para aumentar a resistência e garantir bons resultados com a prática das atividades físicas.

O mais indicado, é que você mude seus hábitos alimentares, buscando sempre opções mais saudáveis e nutritivas de acordo com as recomendações de um profissional especializado. 

Dessa forma, deve-se optar por alimentos naturais, diminuir drasticamente o consumo de industrializados, além de evitar os tão queridos fast foods na sua rotina. 

Há ainda alguns alimentos que podem ser ingeridos que cumprem uma boa função na hora de potencializar a resistência física, confira:

  • Frango: rico em proteínas, o frango possui nutrientes que ajudam na recuperação e crescimento dos músculos;
  • Ovos: também rico em proteínas, são úteis no ganho de massa magra, além de serem bons para a saúde, aumentando a imunidade;
  • Banana: auxilia na prevenção de câimbras, no fornecimento de energia para os músculos e também atua na redução do cansaço muscular;
  • Batata doce: alimento de baixo índice glicêmico que ajuda a manter saudável a massa muscular;
  • Aveia: rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais a aveia ajuda a liberar energia aos poucos para quem pratica atividades físicas;
  • Melancia: contribui para evitar a fadiga dos músculos e é eficiente para o processo de cicatrização

Além disso, os suplementos alimentares também são indicados para potencializar os efeitos da tonificação dos músculos. 

Opções como a caseína auxiliam no processo de ganho de massa muscular e são capazes de garantir a reconstrução dos músculos após os exercícios, processo fundamental para fortalecê-los. 

No entanto, assim como uma boa alimentação, esse tipo de suplemento deve ser indicado preferencialmente por um profissional especializado, capaz de identificar suas reais necessidades e garantir bons resultados no seu treino.