29 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

IMPOSTOS | SERVIÇOS

Calendário de pagamento do IPVA em Mato Grosso do Sul

Em alguns estados, o IPVA pode ser pago com desconto, por quem optar pela chamada cota única

A- A+

Após as festividades de Ano Novo, chega o mês de janeiro e com ele, o pagamento de taxas e impostos, entre eles o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A cobrança do imposto, realizada anualmente, tem calendários diferentes de vencimentos, definidos em cada estado.

O pagamento do IPVA é obrigatório e a alíquota apresenta variação conforme o modelo e o ano de fabricação do veículo e também o estado em que o contribuinte mora.

Em alguns estados, o IPVA pode ser pago com desconto, por quem optar pela chamada cota única. Quem não optar pela parcela única, pode pagar o imposto em parcelas que variam de estado para estado.

A entrega dos carnês do IPVA teve início em dezembro do ano passado. No estado, carros de passeio, por exemplo, continuam com desconto de 30%, resultando em uma alíquota de 3,5%. Caminhão, ônibus, micro-ônibus e veículos de passeio novos permanecem isentos pelo primeiro ano. Para motocicletas, a primeira tributação tem desconto de 50%, resultando em uma alíquota de 1% sobre a tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Abaixo veja calendário para o pagamento do imposto em Mato Grosso do Sul:  

Imagem ilustrativa

*Com Agência Brasil.