26 de abril de 2024
Campo Grande 29ºC

Estado aponta déficit no armazenamento de grãos

A- A+

O déficit de armazenagem no Estado, será de aproximadamente seis  milhões de toneladas na safra 2014/2015. O levantamento foi realizado pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), tendo como base dados do relatório de novembro da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

De acordo com a estimativa, a produção de grãos de soja e milho deve atingir a casa de 14 milhões de toneladas sendo que a capacidade estática de estocagem do Estado é de aproximadamente oito milhões de toneladas.

Hoje há, em Mato Grosso do Sul, aproximadamente 856 locais para armazenagem, distribuídas entre as indústrias, cooperativas e de produtores rurais. 60,6% dos armazéns se encontram na região sudoeste do Estado. O relatório mostra ainda que a defasagem entre o volume de produção de grãos por safra e a capacidade estática de armazenagem no Brasil ainda é grande.

A situação em âmbito nacional não é diferente. A próxima safra deve registrar 200 milhões de toneladas de grãos, enquanto a capacidade para armazenar é de 148,2 milhões de toneladas. A referência da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura considera que o ideal é que para cada tonelada de grão produzido, a capacidade de estocar seja de 1,2 toneladas.

Alternativas para minimizar o déficit é o armazenamento dos grãos na própria propriedade. Com estrutura é possível reservar os grãos e controlar o fluxo de oferta e demanda dos produtos ao longo do ano, abastecendo o mercado nos períodos de entressafra. Apenas

De acordo com a Granos Corretora, 18,4% da safra 2014/2015 de soja já está comprometida, ou seja, vendida antecipadamente.

Tayná Biazus