28 de março de 2024
Campo Grande 30ºC

Figo pode ser alternativa de produção em MS

A- A+

Para o cultivo do figo, alguns requisitos são necessários, como o clima temperado, boa luminosidade e solo fértil. Conforme divulgado pelo site da Famasul, de acordo com o técnico-agrícola e instrutor do Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul), Antônio Minari, as condições climáticas são adequadas ao plantio da fruta. Em novembro, a entidade qualificará 30 produtores sobre o tema nos municípios de Sidrolândia-distante 70 quilômetros de Campo Grande -  e Rio Verde de MT -distante 194 quilômetros da Capital  - de 10 a 13 e de 18 a 21, respectivamente.

figojhgjghjgh

No Estado, a variedade de figo cultivada é o roxo de Valinhos. Essa variedade se adapta muito bem no Estado, tendo como melhor época para plantio os meses de novembro, dezembro e janeiro. Se considera período de no mínimo um ano para a primeira colheita. A partir do terceiro ano a produção é estabilizada.

Os investimentos iniciais para o cultivo de figo na propriedade são basicamente a compra de calcário, adubo, irrigação e pulverização que ajuda no controle de doenças. É importante tratar o pH (Potencial Hidrogeniônico) do solo para que ele fique neutro, que é o ideal para a cultura, realizar podas anualmente, além da prevenção no controle de doenças fungicidas, principalmente a ferrugem.

Além da instrução para o plantio, o curso aborda conceitos sociais e econômicos da cultura do figo, colheita e comercialização. De 10 a 14 de novembro, o Senar/MS oferece 66 cursos. Para saber mais, acesse www.senarms.org.br ou entre em contato com a entidade pelo 3320-9700.

Tayná Biazus