28 de março de 2024
Campo Grande 25ºC

Mercado de carros usados está aquecido

A- A+

Após alguns anos superaquecido, o mercado de carros 0 km está perdendo um pouco de seu espaço novamente para os carros usados. O consumidor brasileiro está mais atento aos seus gastos e preocupado com as finanças devido à crise que o país está passando nos últimos meses.

Isso impulsionou a procura de opções mais baratas para ter acesso a serviços que considera essenciais. De acordo com dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os carros usados estão representando uma parcela maior no mercado de venda de automóveis. O aumento chegou a 2,227% no primeiro trimestre de 2015, em comparação com o mesmo período de 2014. Enquanto isso, a venda de carros novos apresentou uma queda de 17%, também em comparação com o primeiro trimestre do ano anterior.

Consumidor continua exigente

Apesar da queda nas vendas de carros novos, o mercado teve um leve aquecimento a partir de abril. Mesmo os clientes que buscavam por um seminovo ainda assim não abriram mão de certos confortos e qualidade dos veículos, como ar-condicionado, vidros elétricos e outros itens que trazem maior conforto para o motorista e seus passageiros.

É a hora de trocar de carro? Apesar de dados como esses mostrarem que o consumidor já está readquirindo sua confiança para investir no mercado de automóveis, muitas pessoas ainda se mostram receosas. Esse sentimento é comum, já que a crise sempre deixa o mercado mais cauteloso. Por isso, o ideal é adquirir o seu novo veículo pensando muito bem no negócio.

Primeiramente, o ideal é se certificar da real necessidade de trocar de carro. Se o conserto do carro for muito caro, até vale a pena considerar comprar um outro - mas faça isso apenas depois de visitar mais de uma oficina mecânica de confiança. Se você não tem dinheiro para pagar um novo carro, vale a pena parcelar o valor do conserto e esperar até possuir um certo valor para dar entrada em um financiamento.

Se o caso for trocar o automóvel, veja as suas alternativas. Um método muito popular para adquirir veículos seminovos é através de leilões de automóveis, onde você pode comprar um carro por um preço consideravelmente menor do que em uma concessionária, mesmo que ela seja especialista em veículos usados. Veja mais aqui.

Os carros que possuem menor desvalorização com o tempo são aqueles mais básicos, portanto, prefira um carro popular do que um de luxo ou importado. Desta maneira, você perderá menos dinheiro na revenda.