19 de junho de 2021
Campo Grande 27º 14º

Moeda com imagem de Ayrton Senna é criada por designer brasileiro

A- A+

Completando 20 anos do falecimento de Ayrton Senna, o designer brasileiro Renato Saes resolveu criar uma moeda comemorativa colorida com o rosto do piloto, que será lançada amanhã,  no Instituto Ayrton Senna, em São Paulo.

Segundo a Uol, a moeda é de 2 dólares da Nova Zelândia e foi feita pela fabricante francesa de moedas Art Mint com a aprovação do governo do país. Não vai circular de verdade, é apenas para colecionadores. O preço de lançamento é R$ 295.

Uma das faces apresenta, em cores, o rosto do piloto brasileiro tricampeão de Fórmula 1, morto em um acidente durante uma corrida em Ímola, na Itália. Traz, também, seu carro, uma coroa de louros e suas datas de nascimento e morte (1960 e 1994).

Na outra face, há a imagem da rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido, que é chefe de Estado da Nova Zelândia. Esse desenho, famoso mundialmente, foi feito pelo artista inglês Ian Rank-Broadley.

Saes diz que começou a trabalhar no projeto da moeda há oito meses. "Fiquei extremamente emocionado porque nunca imaginei que faria um produto em homenagem a um ídolo. Me lembrei da família reunida nas manhãs de domingo para assistir às corridas".

A moeda tem tiragem de 699 unidades, é de prata pura e pesa 31,1 gramas.

 Dany Nascimento