25 de junho de 2021
Campo Grande 30º 19º

Soja é plantada em área recorde no país

A- A+

4930-colheita-aprosoja-copia

O plantio de soja foi concluído no Estado, com 2,3 milhões de hectares de plantada na safra 2014/2015, um aumento de 5% se comparado ao ciclo anterior. As informações são da Aprosoja (Associação de Produtores de Soja de MS) e da Famasul.

A expectativa para essa safra é que seja recorde,  atingindo produção superior a 6,5 milhões de toneladas. A produtividade média estimada é de 50 sacas por hectare, número superior às safras anteriores quando, nas quais 47 sacas foram colhidas na mesma área. Apesar do  clima desfavorável de setembro e outubro, o plantio foi concluído com  êxito.

O Estado é o quinto maior produtor da oleaginosa no país, possuindo  11 mil propriedades que cultivam soja, distribuídas em 64 municípios do Estado. Os municípios que lideram a produção são Maracaju, com 243 mil hectares de área plantada, Ponta Porã, com 175 mil hectares , Sidrolândia, com 160 mil hectares e, na sequência, Dourados e São Gabriel do Oeste, com 146 mil e 111 mil hectares de área plantada.

A região centro-oeste esteve à frente do plantio nesta safra, sendo que, devido à estiagem, Mato Grosso do Sul se destacou com ritmo do plantio mais acelerado. O Estado comercializou antecipadamente 20% do grão.

Tayná Biazus