20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

A crise afeta materiais escolares que terão aumento de 10% em 2016

A- A+

A previsão dos preços dos materiais escolares segundo a Abfiae (Associação Brasileira dos Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares) é que aumente em média 10% em 2016. Esse aumento são para produtos nacionais, já os importados devem aumentar de 20% a 30%.

A desvalorização do real, e da mão de obra, por exemplo, contribuem para o aumento. “O aumento será maior do que o dos anos anteriores, que tem ficado ligeiramente abaixo da inflação. Este ano será acima por causa da desvalorização do câmbio, que tem impacto em toda a cadeia produtiva”, diz  o presidente da associação, Rubens Passos.

Diante desse cenário, o presidente da associação recomenda aos pais e responsáveis que pesquisem bastante antes de comprar o material e que antecipem as compras. “Muitos lojistas compraram produtos no primeiro semestre deste ano ainda sem o aumento dos preços que ocorreu a partir de julho. Esses lojistas não sofreram com os aumentos e estão com preço médio melhor. Quanto mais conseguirem antecipar as compras, menores os preços”, explica.

A recomendação de especialista é que os responsáveis conversem com seus filhos sobre as dificuldades econômicas que o pais está passando, e explique que o material escolar não vai deixar de ser comprado porém não será aquele de marca mais cara.