25 de abril de 2024
Campo Grande 28ºC

Casa de Qualificação será inaugurada nesta quinta-feira e terá 5 cursos com início imediato

A- A+

O Governo do Estado inaugura nesta quinta-feira (10), às 9 horas a Casa de Qualificação que tem como objetivo aumentar as possibilidades de inserção e promover a reinserção dos trabalhadores no mercado de trabalho.

O diretor-presidente da Funtrab, Wilton Acosta, afirma ter grandes expectativas nesta iniciativa. “A Casa de Qualificação possui capacidade para atender aproximadamente 1.800 trabalhadores por mês, portanto, isto resgata um dos principais compromissos de campanha do governador Reinaldo Azambuja, que é o da qualificação profissional”, comenta Wilton.

Ainda segundo Wilton essa não era uma prioridade dos governantes anteriores, mas que agora ele tem apoio do governo “essa era uma área desprezada por governantes anteriores, mas agora com o interesse do governo, vai dar certo”.

Amanhã já estarão disponíveis cinco cursos com início das aulas para sexta-feira (11), de acordo com Wilton, é preciso avaliar a procura, para assim abrir novos cursos de diferentes especialidades profissionais.

A Casa de Qualificação também conta com a parceria de várias empresas que vão inserir os recém-formados no mercado de trabalho. É importe dizer que os cursos terão aulas práticas o que facilita essa entrada, pois a noção mínima os alunos irão aprender em curso.

O projeto surgiu devido à grande necessidade de qualificação social e profissional dos trabalhadores do Estado. De janeiro a outubro deste ano, a Funtrab por meio das 31 Casas do Trabalhador no Mato Grosso do Sul, atendeu 475.522 pessoas até o mês de outubro, dentre essas, 80.000 foram encaminhadas para as vagas intermediadas, das quais 14.644 foram reprovadas por não estarem dentro do perfil que a vaga exige.

A Funtrab juntamente com o governo tem o objetivo que quando pessoas forem chamadas para determinada área de emprego, possam ser contratadas com o mínimo de experiência, diminuindo assim o número de desemprego por incapacitação profissional.

Inscrições abertas no dia da inauguração

Inicialmente, a Casa de Qualificação disponibiliza os seguintes arcos ocupacionais: Alimentação, Comércio, Beleza e Estética, Telemática, Turismo e Hospitalidade.

Já no dia da inauguração as inscrições serão abertas a partir das 8h, na Rua 7 de setembro, 912. Os candidatos interessados devem ter a idade mínima de 16 anos completos e escolaridade de acordo com a exigida na ementa de cada curso e devem trazer RG, CPF e comprovante de residência. Podem se inscrever: desempregados e/ou empregados sob risco de desocupação; trabalhadores beneficiários do Seguro Desemprego; trabalhadores beneficiários dos programas sociais; jovens que buscam emprego, ocupação e renda e empreendedores, artesãos e autônomos. Os candidatos pode se inscrever em até 2 cursos.

Os cursos terão carga horária de 40 horas e acontecerão inclusive aos sábados e domingos, com a opção de escolha no período matutino, vespertino ou noturno. Não serão fornecidos vale transporte e nem lanche.

Além de situar bem no Centro da Capital, a Casa possui uma estrutura com 10 salas climatizadas, 02 laboratórios de informática, 01 cozinha industrial, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, além de um espaço privilegiado direcionado aos cursos da área de Beleza e Estética.