19 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

EVENTO VIRTUAL

Encontro virtual em Londres terá liderança Kaiowá de MS

É considerada revolucionária a Assembleia Kunangue Aty Guasu realizada virtualmente, fazendo ecoar a voz das Nhandesy para o mundo todo

A- A+

Acontece nesta semana de 12 a 15 de janeiro encontro virtual do Multimédia Anthropology Lab (MAL) em Londres, nele além da transmissão da assembleia on-line da Kunangue Aty Guasu realizada no final de 2020, terá a participação de Jaqueline Ahanduhá, liderança Guarani Kaiowá, com destaque do evento por ser considera uma voz ativa das mulheres guarani kaiowá em Mato Grosso do Sul.

É considerada revolucionária a Assembleia Kunangue Aty Guasu realizada virtualmente, fazendo ecoar a voz das Nhandesy para o mundo todo, com destaque para o lançamento do Mapa da Violência - Corpos silenciados, vozes presentes:  A violência no olhar das Mulheres Kaiowá e Guarani. Primeiro relatório coletivo do mapa da violência, escrito somente por mulheres Kaiowa e Guarani defensoras de direitos humanos do Conselho da Kunangue Aty Guasu. 

Narrativas/escritas no modelo Karai (de forma escrita em português), trazendo a público e denunciando as instâncias jurídicas regional, estadual, nacional e internacional as tantas formas de violências que ultrapassam os nossos corpos. 

Serão apresentados levantamentos de dados dos tantos tipos de violências contra as Mulheres Kaiowa e Guarani no contexto das Reservas Indígenas e nas áreas de litígios. Violências vinda de todos os lados contra corpos/vidas de Mulheres Líderes, Jarys, Nhandesys, Parteiras, meninas jovens e crianças Kaiowá e Guarani. 

Serão discutidos no evento, como os encontros etnográficos com a alteridade são mediados e transformados pelas tecnologias multimídia? Baseando-se em estudos de cultura material e na virada ontológica, UCL MAL mobiliza uma conversa global sobre os conceitos, formas e meios de comunicação através dos quais produzimos e compartilhamos conhecimento.

A conferência reúne antropólogos, artistas, designers de som, programadores, produtores de RV / AR, entre outros profissionais experimentais, para iniciar uma conversa global sobre formatos de pesquisa experimental e conhecimento multimídia.

Os painéis da conferência oferecerão debates estimulantes com mais de 30 palestrantes - incluindo o artista sonoro Chris Watson. Esta seleção de pensadores acadêmicos radicais e profissionais de ponta nos convida a pensar criticamente sobre as formas de pesquisa multimídia, questionando as divisões entre arte e ciência e ampliando os limites do conhecimento.

E se uma exposição pudesse ser repensada como um experimento: onde o objetivo é explorar uma ideia ou investigar uma questão, ao invés de ver as obras como objetos completos e finais? O que muda quando o público participa das próprias obras? O que isso significa para a arte e a ciência?

A EXPOSIÇÃO

Apresentada como uma conferência em formato multimídia - inclui 23 artistas baseados em pesquisas, cada um apresentado em um VR Hub personalizado. Utilizando a plataforma de código aberto Mozilla Hubs, esta exposição convida o público a um labirinto conceitual para os sentidos: percorrer diferentes rotas pelas salas, revelar encontros inesperados.

No final da experiência, os membros da audiência são convidados a se juntar aos fabricantes: são fornecidas instruções para os participantes criarem seus próprios Hubs de RV e enviá-los para UCL MAL. Centros selecionados serão incluídos no próprio labirinto da exposição. Acessível no telefone, desktop ou fone de ouvido VR.

O Mapa e demais informações estão disponíveis no www.kunangue.com