25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Educação

Fies e Sisu, fique atendo e confira prazos de cada um dos programas

A- A+

Começa nesta terça-feira (26) o período de inscrições para Fundo Financiamento Estudantil (Fies), programa do governo federal que permite a estudantes com renda familiar mensal bruta, per capita, de até dois salários mínimo (R$ 2200). 

Além da renda familiar, outro requisito para se inscrever no Fies, é resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O interessado deve ter obtido pelo menos 450 pontos no Enem, desde 2010, e não pode ter zerado redação, que pode ser usada como critério de desempate. A taxa de juros anual é de 6,5% e estudantes terão carência de 18 meses após conclusão do curso para iniciar pagamento. 

Pelo Fies, estudantes podem ter financiamento parcial ou integral do valor dos cursos de graduação. O resultado das inscrições será divulgado, em chamado única, no dia 1º de fevereiro. Neste mesmo dia será divulgada também lista de espera com nomes de estudantes podem eventualmente ser convocados em caso de não preenchimento de vagas.

Enquanto Fies inicia prazo de inscrições, o Sitema de Seleção Unificada (Sisu) encerra nesta terça-feira (26) prazo para matrículas em universidades para estudantes aprovados pelo sistema. Ao todo, 2.712.937 candidatos se inscreveram. A concorrência geral foi de 23,1 candidatos por vaga.

Estudantes que não foram selecionados passam a integrar lista de espera e devem aguardar possível convocação, que pode acontecer até dia 29 de janeiro.