27 de maio de 2024
Campo Grande 13ºC

CLIMA | MS

Frio vai embora e calorão de até 35°C predomina em MS nesta semama

A previsão do tempo para esta semana em Mato Grosso do Sul

A- A+

A previsão para a semana indica tempo estável com sol e poucas nuvens, temperaturas em elevação e baixos índices de umidade relativa do ar em Mato Grosso do Sul.

Entre esta segunda (22.ago.22) e quinta-feira (25.ago.22) a previsão indica tempo firme, com temperaturas amenas à noite/amanhecer e ao longo do dia temperaturas em elevação, podendo atingir valores de até 35°C, principalmente nas regiões norte, pantanal, bolsão e sudoeste.

Nas outras regiões, as mínimas variam entre 12 a 16°C e máximas de até 30°C.

Na capital, as temperaturas mínimas ficam entre 16 a 18°C e máximas de até 30°C.

Esta situação meteorológica é devido a atuação de uma massa de ar seco, impulsionado por um sistema de alta pressão atmosférica. Os índices de umidade relativa do ar poderão atingir valores entre 15 a 35% entre quarta e quinta-feira, principalmente nas regiões centro-norte do estado. Por isso recomenda-se beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia e umidificar os ambientes. Os ventos atuam do quadrante leste (sudeste/leste/nordeste) ao longo desta semana.

TENDÊNCIA METEOROLÓGICA PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na Figura 1 são apresentados os acumulados de precipitação previstos pelo modelo GFS entre os dias 22 de agosto a 07 de setembro de 2022. O acumulado de chuva previsto até 07 de setembro, em torno de 25-30 mm na região sudoeste, está associado ao avanço de uma frente fria. A chuva neste período deve se concentrar nos dias 02, 03 e 04 de setembro de 2022, com maior probabilidade de chuvas no dia 03/09. Ressalta-se o acompanhamento das previsões semanais, devido às incertezas inerentes às previsões que ultrapassam três dias.