03 de maio de 2024
Campo Grande 24ºC

CULTURA

Grandes nomes da dança de MS serão destaque em revista nacional

A arte da dança do MS será pela 1ª vez destacada em um dos maiores veículos de comunicação do país com produção realizada em Campo Grande

A- A+

Quatro dos maiores nomes da arte da dança sul-mato-grossense estarão contando suas trajetórias em um dos maiores veículos de comunicação do país. A revista CLAUDIA, da editora Abril, comemorando 60 anos em 2021, iniciará na 2ª-feira (19.out.2020) às 11h em Campo Grande a captação de imagens e depoimentos dos coreógrafos, bailarinos e diretores Chico Neller, Neide Garrido, Beatriz de Almeida e a corumbaense Marcia Rolon. 

Segundo a jornalista e ex-bailarina, Flavia Viana, que é sul-mato-grossense e há 6 anos dedica sua escrita às tendências, espetáculos e especialmente a dança, a entrevista é um desejo antigo. “Eu saí do estado há mais de 20 anos para buscar novas oportunidades. Tive a sorte de conhecer e trabalhar com grandes profissionais. Em São Paulo, pude fazer grandes projetos, mas amo Campo Grande, amo meu estado, quero contar e não só trazer coisas para cá, mas também levar nossa arte ao resto do país”, introduziu Flavia que assinará as entrevistas.

Viana quando bailarina. Foto: Aquivo pessoal

A pandemia, de acordo com Flavia, fez com que ela ficasse mais tempo em MS, visto que tem familiares aqui. Assim, ela pôde 'enxugar' a proposta, levar à São Paulo e debater com a editora da revista. “Queria contar sobre a nossa dança, essas pessoas, nossa arate. Sei que só são 4 pessoas, sei que tem muito mais, mas em discussão com a editora da revista fechamos essas. A ideia é levar um pouco da dança que é produzida aqui para o país e para o mundo”, explicou.

Viana disse que com esse passo ela pretende ficar entre Campo Grande e São Paulo. “Com a coisa da pandemia passei maior tempo em Campo Grande... Quero produzir coisas aqui. Já tenho algumas reuniões marcadas para pensarmos outros projetos de arte aqui”, revelou.

A reportagem quis saber se Viana poderia adiantar informações sobre os outros projetos. Ela sorriu e explicou que ainda estão sendo amplamente discutidos. Mas ela ressaltou que a produção da 2ª-feira será feita apenas com profissionais de MS. “Eu quis fazer com as pessoas daqui, iria trazer um fotógrafo de São Paulo, mas fui apresentada ao trabalho do Ricardo Valencio – incrível, bem diferente, como a revista trabalha.  A mesma aconteceu com a maquiadora, Raquel Galhardo”, anotou. 

Os artistas, Neller, Garrido, Almeida e Rolon, são grandes destaques da dança e tiveram suas histórias contadas no livro "Vozes da Dança: registro da memória cultural de Mato Grosso do Sul". Nessa produção feita pelo governo de MS, há 18 personalidades da dança do Estado.