19 de abril de 2024
Campo Grande 25ºC

PESQUISA

IBGE: hábito de beber e dirigir é maior entre homens em MS

A- A+

Em Mato Grosso do Sul, o consumo de bebidas alcoólicas seguido de condução de veículo automotor é mais comum entre os homens do que entre as mulheres. É o que indica o resultado de pesquisa divulgada nesta quarta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

A pesquisa realizada mostra que 26,2% dos entrevistados sul-mato-grossenses do sexo masculino admitiram ter bebido e dirigido nos 12 meses que antecederam a entrevista. Entre as mulheres este percentual é de 9,2. 

Os números mostram que, dentre as pessoas que dirigiram nos últimos 12 meses, cerca de 139 mil em MS conduziram veículos após terem consumido álcool.

O levantamento que contempla aspectos como autopercepção do estado de saúde, estilos de vida doenças crônicas e saúde bucal coloca MS com segunda maior taxa de consumo tanto de álcool, quanto de tabaco. O Estado fica atrás apenas do Rio Grande do Sul. 

De modo geral, o cruzamento de dados, a pesquisa do IBGE mostra que o consumo de álcool e cigarro é maior entre os homens do Estado. 

Por grupos de idade, as distribuições mostram que o principal grupo que consome álcool e que dirige após ter bebido é aquele composto pelas pessoas com 25 a 39 anos, seguido pelo daqueles com 18 a 24 anos.

MS tem o 12º maior percentual de pessoas que dirigiram após beber, com 20,5% dos motoristas.

A capital Campo Grande tem o quinto maior percentual de consumo de álcool dentre as capitais, com 38,9%. Em primeiro fica Porto Alegre, com 47,5%. O menor percentual é o de Manaus, com 17,3%.