26 de abril de 2024
Campo Grande 26ºC

EDUCAÇÃO

IFMS realiza evento sobre educação inclusiva em novembro

Encontro organizado pelos núcleos que atuam nesta área no IFMS será aberto nesta sexta-feira, 6. Programação inclui relato, mesa-redonda e palestras virtuais

A- A+

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promove a partir desta sexta-feira, 6, o “VI Encontro Anual dos Napnes”, evento organizado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que visa debater a inclusão na educação.

O evento será realizado de forma online durante todo o mês de novembro. A programação prevê quatro atividades virtuais, uma por semana, o que inclui palestras, relato e mesa-redonda.

A coordenadora do Napne em Corumbá, Flávia Pedrosa de Camargo, explica que o evento é importante não só para o IFMS, mas para todas as instituições que atuam no campo da educação.

"Hoje, nós temos um cenário nacional de universalização da educação e isso faz com que o nosso público seja diverso. Nesse contexto, temos pessoas com deficiência e pessoas que possuem necessidades específicas, e nós precisamos ter sempre discussões que propiciem a temática da educação inclusiva e da educação especial", ressaltou.

O encontro é aberto a qualquer pessoa interessada pelo tema, que poderá acompanhar as atividades no canal do IFMS no Youtube.

Aqueles que quiserem obter o certificado de participação devem se inscrever antecipadamente na página do evento, sendo que nesse caso é necessário participar de, pelo menos, 75% da programação.

Programação - A abertura do encontro será realizada nesta sexta-feira, 6, partir das 14 horas, com a palestra “Autoeficácia docente no contexto da educação inclusiva”, ministrada pela professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Bárbara Amaral Martins.

No dia 10 de novembro, também às 14 horas, as professoras da UFMS, Franciéle Ariene Lopes Santana e Mirella Villa de Araújo Tucunduva da Fonseca, relatam a experiência de atuar com pessoas com deficiência no ensino superior.

A palestra "Ter intérprete de Libras significa ser acessível?" será oferecida no dia 18 de novembro, a partir das 14 horas, com a professora Luciane Cruz Silveira, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

O evento será encerrado no dia 24 de novembro, às 14 horas, com a mesa-redonda "Desafios e possibilidades de atuação e intervenção do Napne". Participam do debate a professora Nesdete Mesquita Corrêa, da UFMS, e os professores Ana Cecília Soja e Rafael Verão Françozo, do Campus Corumbá do IFMS. 

"Neste ano, trouxemos a prática cotidiana para a programação do evento, fornecendo discussões que contemplem aspectos do dia a dia no trabalho com a educação de pessoas com necessidades específicas", explicou Flávia.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail napne.cb@ifms.edu.br.