29 de março de 2024
Campo Grande 24ºC

ELEIÇÕES | OAB/MS

Interior em peso apoia Rachel Magrini em lançamento da candidatura à OAB/MS

Candidata que ganhou apoio até de integrantes da atual gestão e confirma favoritismo apontado por pesquisas

A- A+

"Fomos atrás do interior e eles estão aqui, por uma nova Ordem, que os atenda, que não se acovarde diante do Judiciário, que não abandone o advogado em meio a uma pandemia, como está acontecendo", introduziu Rachel Magrini ao registrar na noite desta quinta-feira (7.out.21) a presença de diversos advogados e advogadas do interior de Mato Grosso do Sul que vieram ao evento de lançamento da candidatura dela, que tem como vice-presidente André Xavier. O evento aconteceu no Clube Nipo Brasileiro, na Avenida Ministro João Arinos, no Jardim Veraneio em Campo Grande.  

A última pesquisa do Instituto de Pesquisa Resultadol (IPR) que ouviu 400 advogados entre os dias 3 e 6 de setembro, apontou que Magrini tinha 40% das inatenções de votos contra 34,25% do candidato da situação, Luís Cláudio Alves Pereira, o Bitto. A advogada Giselle Marques, opção da 3ª via, apareceu com 2,5%.

Magrini recebeu grande apoio de advogados do interior. Foto: Tero Queiroz | MS NotíciasMagrini recebeu grande apoio de advogados do interior. Foto: Tero Queiroz | MS Notícias

Em encontro que teve início às 18h20 e os discursos às 19h de ontem, Magrini recebeu apoio de grande número de apoiadores. O local escolhido para o evento de grande porte tem 50 metros quadrados de salão e comporta 1.400, de acordo com os funcionários do clube. As mesas foram dispostas a uma certa distância e máscaras foram oferecidas na entrada, além do álcool e gel. 

Na entrada, os presentes ganharam máscaras de proteção individual contra a Covid-19 e foram higienizados com álcool e gel. Foto: Tero Queiroz | MS Notícias Na entrada, os presentes ganharam máscaras de proteção individual contra a Covid-19 e foram higienizados com álcool e gel. Foto: Tero Queiroz | MS Notícias 

Magrini e Xavier destinaram grande parte do tempo a fazer registros fotográficos com os presentes. Haviam também bebidas e salgados sendo servidos aos apoiadores. 

Casal registra apoio aos candadidatos. Foto: Tero Queiroz | MS NotíciasCasal registra apoio aos candadidatos. Foto: Tero Queiroz | MS Notícias

Todos os profissionais da advocacia demonstravam grande confiança na vitória da candidata. O anseio dos presentes era por mudança. "Precisamos tirar esse grupo que está aí encastelado, gestão atrás de gestão, não fazem nada pelo advogado, é só para o grupinho deles", destacou um dos presentes.  

Magrini e Xavier se preparam para foto com apoiadores. Foto: Tero Queiroz | MS NotíciasMagrini e Xavier se preparam para foto com apoiadores. Eles tiravam as máscaras para o momento. Foto: Tero Queiroz | MS Notícias

Ao abrir o discurso, os organizadores destacaram também que a candidata foi a primeira a registrar sua candidatura, bem como saiu na frente com o evento de formalização da disputa. 

Beto Teixeira, candidato à presidência na Seccional da OAB de Dourados. Foto: Tero Queiroz | MS NotíciasBeto Teixeira, candidato à presidência na Seccional da OAB de Dourados. Foto: Tero Queiroz | MS Notícias

O interior disse que além da qualificação o que credencia ela para a disputa é a possibilidade de mudança. Beto Teixeira, candidato à presidência na Seccional da OAB de Dourados. "Estamos prontos para mudar a OAB, chegou o momento de termos portas abertas e uma Ordem para todos os advogados de Mato Grosso do Sul", disse.  

Ele é o líder da "Chapa 10 – A Mudança Não Pode Parar" e tem ao lado Mara Piccinelle, como candidata a vice. O time reuniu grandes nomes da área do Direito, em Dourados/Itaporã

CANDIDATO, VICE-PRESIDENTE

Esse é o candidato a vice-presidente da OAB-MS, André Luis Xavier Machado. Foto: Tero Queiroz | MS NotíciasEsse é o candidato a vice-presidente da OAB-MS, André Luis Xavier Machado. Foto: Tero Queiroz | MS Notícias

André Luis Xavier Machado falou antes de Magrini, ele destacou em seu discurso na noite de ontem que seria candidato a cadeira da OAB como presidente, mas viu em Magrini tudo o que acreditava para a Ordem, então disputar ao lado dela se fez natural.  

O candidato a vice é advogado desde 1999, casado e tem dois filhos. Graduou-se pela Universidade Católica Dom Bosco e pós-graduado em Direito Civil e em Direito Processual INBRAPE – Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos.

É sócio do escritório André Xavier, Machado e Fernandes Advogados e atua no direito empresarial.
Foi Conselheiro Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil, secção de Mato Grosso do Sul por duas vezes, ocupando o cargo de Diretor-Tesoureiro da entidade (Gestão 2010 a 2012) e Vice-Presidente Estadual (2013-2014).

Atualmente é Secretário-Geral da ALAE (Aliança de Direito Empresarial), Gestão 2020-2022.
No ano de 2011 foi indicado pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul para compor Lista Tríplice de Juristas a ocupar vaga de Juiz Eleitoral junto ao TRE/MS.

André Xavier desistiu de concorrer à presidência pois disse ater os mesmo ideiais que Magrini, quanto gestor da Ordem. Foto: Tero Queiroz | MS NotíciasAndré Xavier desistiu de concorrer à presidência pois disse ater os mesmo ideiais que Magrini, quanto gestor da Ordem. Foto: Tero Queiroz | MS Notícias

Até mesmo integrantes da diretoria e do conselho estadual da atual gestão da OAB/MS estão apoiando a candidatura de Magrini. Os integrantes da atual gestão romperam em 20 de abril anunciando que apoiariam Magrini e que inclusive estavam se oferecendo para integrar a equipe de gestão dela, caso ela venha a ser eleita.  

Essa é Eclair Nantes. Foto: Tero Queiroz | MS Notícias Essa é Eclair Nantes. Foto: Tero Queiroz | MS Notícias 

A atual secretária-adjunta da OAB/MS Eclair Nantes e as conselheiras estaduais Eliane Potrich e Etiene Chagas, além de cinco presidentes de subseções e nove presidentes de comissões, anunciaram o apoio à pré-candidata.

O racha da diretoria mostra o descontentamento com o nome escolhido pela atual gestão, o conselheiro federal Luis Claudio Bito Alves Pereira, que enfrentará Magrini.  

A OAB/MS é comandada pelo mesmo grupo desde 2013, quando o atual presidente Mansour Karmouche foi eleito vice-presidente em um mandato tampão, sendo eleito e reeleito em 2015 e 2018. E agora Mansour indicou Luis Claudio Bito, à uma candidatura de situação.  

As eleições da Ordem em MS foram agendadas para o dia 19 de novembro, das 9h às 17h. Alguns candidatos às seccionais no interior discursaram no evento de Magrini.

CANDIDATA A PRESIDÊNCIA

Essa é Rachel Magrini. Foto: Tero Queiroz | MS NotíciasEssa é Rachel Magrini. Foto: Tero Queiroz | MS Notícias

Douradense, Rachel Magrini foi secretária-geral da OAB/MS (2010-2012) e diretora da Escola Superior da Advocacia. Ela é pós-graduada em Direito Civil e Processual Civil, MBA em Direito Empresarial pela FGV.  Atualmente é presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ/MS).

Em 2018 Magrini foi candidata, mas não ganhou. Em sua fala ontem, ela explicou que naquela ocasião não tinha aglutinado tantos profissionais do interior e nem tanta pluralidade. "Temos advogados e advogadas de diversos pensamentos aqui. Não vamos fazer seleção, vamos atender o profissional de advocacia. Aqui, esse evento mostra o tamanho da insatisfação com o que está posto, queremos uma nova Ordem", disse a candidata.  

Candidata apontou gastos feitos pela atual gestão com mídia em meio a pandemia. Foto: Tero Queiroz | MS NotíciasCandidata apontou gastos feitos pela atual gestão com mídia em meio a pandemia. Foto: Tero Queiroz | MS Notícias

Durante discurso a candidata denunciou que mais de R$ 200 mil foram gastos com mídia da OAB/MS em meio à pandemia. "Deram todo esse dinheiro para  imprensa... tem advogado passando necessidades em meio a essa pandemia que afeta todo mundo. Como pode isso acontecer?", questionou.   

Magrini e Xavier celebram sucesso do evento. Foto: Tero Queiroz | MS NotíciasMagrini e Xavier celebram sucesso do evento. Foto: Tero Queiroz | MS Notícias

Nas eleições de novembro, os advogados vão escolher a nova diretoria composta por presidente, vice-presidente, secretário-geral, secretário-geral adjunto e tesoureiro, da OAB/MS e das subseções, além de conselheiros estaduais e federais e diretores da Escola Superior de Advocacia (ESA) e Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul (CAAMS). 

O MS Notícias entrevistou Magrini, quando ele falou parte de suas propostas. Veja AQUI.