28 de março de 2024
Campo Grande 23ºC

Mato grosso do Sul conta com 190 novos Policiais Civis

A- A+

Na manhã desta quarta-feira (11) aconteceu a formatura de 190 novos policiais civis, entre eles 166 serão investigadores e 24 peritos papiloscopistas, esses novos policiais irão reforçar o efetivo de 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O evento aconteceu no Centro de Convenções Arquiteto Rubéns Gil de Camilo em Campo Grande e contou com a presença várias autoridades do estado.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Publica, Silvio Maluf foi quem representou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), “nós não queremos uma polícia de governo, mas sim uma polícia de sociedade e que os senhores possam dar a esta sociedade o que ela precisa, segurança pública de qualidade e bom tratamento”, disse o secretário de Segurança aos novos policiais.

Os novos policiais foram contratados através de concurso público e provas e títulos, e foram preparados para a função em mais de 600 horas/aula entre prática e teórica, onde foram ministradas várias disciplinas, incluindo abordagem veicular e pessoal, tiro e aulas práticas de defesa pessoal.

O delegado geral da PC (Polícia Civil), Roberval Mauricio Cardoso Rodrigues pediu aos novos policias para usarem tudo que aprenderam na Academia de Policia Civil e destacou “o bom policial não é só aquele honesto e disciplinado, mas também aquele disponível ao serviço, que atende a sociedade quando é chamado”.

O investigador Clealdon Alves de Assis Júnior também destacou a importância da dedicação dos novos policiais “não devemos esquecer do que aprendemos, mas principalmente temos sempre que lembrar de trabalhar junto com a sociedade, não apenas reprimindo o crime e sim prevenindo para que ele não ocorra”, disse o investigador.

Durante a solenidade de formatura ainda foram entregues placas de homenagens para aqueles que contribuíram para a formação dos novos policiais civis. Entre os homenageados estão o governador Reinaldo Azambuja, tendo a placa sido recebida pelo secretário Sílvio Maluf, o delegado-geral da Polícia Civil, Roberval Maurício Cardoso Rodrigues, a perita Vandra Jaques e o diretor do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul, Rubens Cyles Pereira.

O reforço no efetivo da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul é uma reivindicação da população e um compromisso do atual governo, que está elaborando um plano de reestruturação da carreira policial no Estado, que prevê entre outras coisas a promoção profissional automática e a contratação anual de novos investigadores, escrivães, peritos criminais e papiloscopistas e também delegados.