22 de maio de 2024
Campo Grande 25ºC

MERCADO

Monin investirá R$ 350 milhões em sua 1ª fábrica no Brasil

Fundada em 1912 em Bourges, na França

A- A+

A Monin, fabricante de soluções aromáticas para bartenders, mixologistas, chefs e baristas, anunciou que irá construir sua primeira fábrica na América Latina. A nova instalação será erguida em Itu, São Paulo, em um terreno próprio de 132.000m². 

Com investimentos estimados em R$350 milhões, o projeto promete gerar mais de 200 empregos diretos e cerca de 300 indiretos de operação industrial numa primeira etapa, além de 450 a 500 empregos diretos de obras das edificações industriais e administrativas.

Com uma infraestrutura moderna que abrangerá 32.000m² de edificações, a fábrica priorizará o uso de materiais da região, além de adotar medidas para o consumo equilibrado de água e energia. A Monin também irá preservar uma área de aproximadamente 30.000m² como reserva ambiental. Segundo Alexandre Boyer, diretor geral da empresa no Brasil, a escolha de Itu para receber a primeira unidade de negócio da Monin foi estratégica. “A cidade tem uma excelente infraestrutura, acessos rodoviários, está próxima da capital e principal centro financeiro, além de aeroportos e portos, recursos naturais, importantes fornecedores de matérias primas e os principais mercados consumidores do país. Aliado a tudo isso o fato de ser uma cidade acolhedora que proporciona qualidade de vida a seus colaboradores e parceiros”, pontuou o executivo.

O lançamento oficial da pedra fundamental ocorreu nesta 3ª feira, dia 30 de maio, com a presença de Olivier Monin, 3ª geração da família e hoje dono da empresa. As obras têm início em junho de 2023, e a unidade está prevista para iniciar suas operações no terceiro trimestre de 2024. 

O projeto da fábrica também oferece versatilidade de produção e reforça o compromisso da marca com a sustentabilidade ao adotar práticas modernas de construção e preservação ambiental. O local também terá uma área de convivência, com o objetivo de desenvolver e capacitar a comunidade local. Essa área contará com uma célula educacional e um espaço dedicado a hortas, pomares e estudos na área.

SOBRE A MONIN

Fundada em 1912 em Bourges, na França, de propriedade familiar a três gerações, a MONIN é a principal fornecedora de soluções aromáticas para a criação de bebidas artesanais e criações culinárias. Com sete fábricas em três continentes e disponibilidade de produtos em mais de 155 países, a MONIN é reconhecida como fornecedora líder global de soluções de aromáticas.