19 de março de 2024
Campo Grande 27ºC

ALERTA

'Natal' dos golpistas é a Black Friday; veja como se proteger

A- A+

Assim como as vendas da Black Friday, as reclamações estão a todo vapor no Brasil. Somente nas primeiras horas do dia, o site Reclame Aqui registrou 4.850 queixas contra estabelecimentos comerciais. De acordo com a plataforma, o volume é 45% maior do que o mesmo período do ano passado, com média de 115 reclamações por hora.

Thiago Tavares, presidente da Savernet, listou à CNN os principais canais utilizados por golpistas para que o consumidor fuja deles.

"A Black Friday é considerada o Natal dos golpistas. Existem muitas contas falsas em redes sociais e sites clonados tentando aplicar todo tipo de golpe. Desde vender produtor que jamais serão entregues até coleta de dados através de falsos cupons de descontos. É preciso ficar muito atento antes de efetuar uma transação", aconselhou.

Segundo Tavares, os canais favoritos usados por golpistas na Black Friday 2020 são:

- redes sociais;
- apps de mensagens de forma geral, incluindo o WhatAapp;
- SMS;
- perfis falsos e clonados de estabelecimentos verdadeiros.

O especialista reforçou que utilizar a verificação em duas etapas nos aplicativos também é um aliado importante para evitar fraudes e roubo de dados bancários.

"Estamos com uma campanha para conscientizar os usuários sobre como ativar a verificação em duas etapas, algo que todo mundo pode fazer e está disponível nos apps das redes sociais. Isso protege contra clonagem das contas", explicou.

FONTE: CNN BRASL .