25 de maio de 2024
Campo Grande 14ºC

NACIONAL

Padre Aparecido Bilha é achado morto na Paróquia

Religioso tinha ferimento de faca

A- A+

A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) está investigando a morte do padre José Aparecido Bilha, de 63 anos. Ele foi encontrado morto na manhã de 2ª.feira (21.nov.22), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Guaíra, no oeste do estado. A reportagem é do g1

A informação da morte do padre foi confirmada pela Diocese de Toledo, responsável pela paróquia.

Em nota, a Diocese informou que Bilha "estava no exercício de seu ministério como pároco na cidade de Guaíra e foi encontrado morto por funcionários na abertura do expediente".

ACHADO DO CORPO

De acordo com a Diocese, o padre trabalhava em Guaíra desde 2020. Quando funcionários da paróquia chegaram para trabalhar, encontraram o religioso morto.

O local onde ele foi encontrado não foi informado. O corpo foi recolhido pelo Instituto Médico-Legal (IML). O padre foi sepultado no Cemitério Municipal de Assis Chateaubriand, no Paraná.

INVESTIGAÇÕES 

Inicialmente, a Polícia Civil disse, em nota, que "aguardava laudos complementares para auxiliar as investigações".

Mais tarde, o delegado responsável pelo caso, João Paulo Lauandos, informou que "tudo indica" tratar-se de um suicídio. Ele afirmou também que o padre apresentava "ferimento de faca no pescoço".

A Diocese informou que cedeu imagens de câmeras de monitoramento "para contribuir com as investigações da polícia".

QUEM ERA O PADRE?

Segundo a Diocese de Toledo, o Padre José Aparecido Bilha nasceu em Astorga, também no Paraná, e tinha 28 anos de sacerdócio.

Em nota, a instituição disse que o padre cursou Filosofia, em Toledo, e Teologia no Studium Theologicum, de Curitiba, e no Instituto de Teologia Pio XII, de Londrina.

Ele atuou no ministério presbiteral em Assis Chateaubriand, Quatro Pontes, Toledo, Formosa do Oeste e Guaíra, diz a Diocese.