22 de maio de 2024
Campo Grande 25ºC

TECNOLOGIA

Por que é importante haver um período de testes gratuito para saber se você precisa de VPN?

A- A+

Se você parar para pensar nem todo serviço ou produto que compramos oferece alguma forma de teste gratuito daquilo – restaurantes não dão uma prova dos pratos antes de você pedir, por exemplo, mas em algumas ocasiões podemos sim experimentar algo antes de tomar uma decisão – é o caso de concessionárias que oferecem ao potencial cliente a possibilidade de fazer um test drive com o carro de seu interesse ou serviços de streaming que oferecem um período inicial gratuito antes de cobrar a assinatura, modelo este adotado por algumas prestadoras de serviço de VPN.

Aliás, você sabe o que é VPN? A sigla de virtual private network ou rede virtual privada, em bom português, pode parecer algo complicado em um primeiro momento para quem nunca teve contato com esse tipo de tecnologia, mas de antemão já podemos antecipar o seguinte: trata-se de uma maneira mais segura de se utilizar a internet, e só por isso você já deveria se interessar pelo VPN grátis download.

As aplicações de um serviço de VPN podem ser as mais variadas possíveis, a depender do perfil de seu usuário. Temos aplicações de nível corporativo, para atender empresas e funcionários em diferentes pontos do planeta, mas que trabalham no mesmo ambiente online – independentemente de estarem no escritório, em casa, ou seja, lá onde for. Já para os usuários domésticos, um dos principais atrativos é ter acesso a conteúdo restrito por localização em serviços de streaming (pense que você poderá, por exemplo, acessar a Netflix japonesa) ou mesmo burlar limitações de banda impostas por provedores de internet.

MERCADO DE VPNS TEM ENORME VARIEDADE DE OFERTAS

Com uma infinidade de prestadores de serviços de VPN por aí, em um mercado que aparenta só crescer, saber escolher o que melhor se adequa a você e ao seu bolso pode acabar sendo um desafio e tanto, ainda mais se a escolha se basear na leitura de dezenas e mais dezenas de textos que afirma que o serviço X ou o serviço Z é o melhor ao prometer mundos e fundos, mas sem poder ver na prática os efeitos que estas VPNs podem ter no seu uso de internet, ou ainda, tomar por base o tanto de desinformação sobre o tema que encontramos na rede.

PERÍODO DE TESTE GRÁTIS PODE INFLUENCIAR DECISÃO

É aí que um período de avaliação gratuito pode fazer toda a diferença – ao permitir que o usuário se familiarize com as nuances de como um serviço funciona, seja ele no formato de software, extensão para navegador, aplicativo de celular e assim por diante, fato é que ao colocar a mão na massa, é possível tomar uma decisão mais acertada na hora de contratar determinado serviço.

É naquele primeiro contato que o usuário poderá ver se a VPN poderá ser útil para ele, se faz sentido meter a mão no bolso para ter acesso às funcionalidades oferecidas por cada empresa – talvez ele use uma VPN poucas vezes durante a semana, talvez estranhe a velocidade em comparação à forma como navegava na internet antes, digamos, mas uma coisa é certa – ao oferecer um período de testes gratuito, o cliente/usuário final poderá ter uma base de comparação e ver o que faz sentido ou não para ele.

Voltamos mais uma vez ao exemplo do carro: não tem como comprar um veículo sem saber como ele se comporta na estrada, não é mesmo? VPNs funcionam de maneira semelhante, abrindo caminhos para uma nova forma de acessar a internet, mas cabe ao usuário entender como funcionam e se aquilo faz algum sentido para ele, antes de tomar uma decisão definitiva.