21 de abril de 2021
Campo Grande 32º 18º

CLIMA | MS

Previsão do tempo: tempestades nas datas festivas de Natal e Ano Novo em MS

Fenômeno que ocorre no mar afeta diretamente o clima em MS; Veja a previsão do tempo para os próximos 10 dias

A- A+

O verão começa nesta 2ª-feira (21.dez.2020) e vai até sábado 20 de março de 2021. O clima será influenciado pelo fenômeno La Niña como moderada a forte intensidade. As chuvas não devem sentir os efeitos clássicos da La Niña, que é quando as águas do oceano Pacífico Equatorial Central ficam com temperatura abaixo do normal, segundo o Climatempo.

Já o Portal do Tempo, Um Negócio IBM, indica chuva intensa na Capital nos próximos 10 dias. Dias de tempestades devem temperar as datas festivas de ano Natal e Ano Novo em MS. Campo Grande registra muita chuva nos próximos 10 dias: 

No Brasil, o fenômeno é caracterizado pela redução da chuva na Região Sul do Brasil e aumento da chuva na porção norte da Região Norte e do Nordeste. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a La Niña também tende a facilitar as convergências de umidade que estimulam a chuva.

Corumbá registra dia com céu parcialmente nublado, com possibilidade de tempestade. A mínima fica na casa dos 24°C e máxima chega aos 33°C. Ventos SO de 15 a 25 km/h. Poss. de chuva 30%. Confira a previsão para os próximos 10 dias na Cidade Branca: 

Janeiro é considerado um dos meses mais chuvosos em quase todo o país, com médias climatológicas bastante elevadas. Ainda assim, a estimativa é de chuva acima da média para diversas regiões para diversas regiões, incluindo sul e leste de Mato Grosso do Sul.

Ao Sul de MS, Sete Quedas registra formação de tempestades fortes. A mínima de 24°C e a máxima de 25°C. Ventos S de 10 a 15 km/h. Poss. de chuva 100%. Queda de chuva de cerca de 25 mm. Veja a previsão para os próximos 10 dias: 

Ao Leste do Estado, na região de Três Lagoas, O Portal do Tempo indica tempestades se formando à tarde. A mínima é de 24°C e a máxima de 35°C. NNO ventos mudando para SO de 15 a 25 km/h. Poss. de chuva 40%. A previsão para os próximos 10 dias: 

Já o mês de fevereiro a estimativa é de chuva acima da média normal, incluindo as áreas sul e leste de Mato Grosso do Sul. No Pantanal as chuvas devem ficar dentro da média climatológica para o mês.

Porto Murtinho registra tempestades se formando à tarde. A mínima é de 22°C e a máxima de 29°C. Ventos SSO de 15 a 25 km/h. Poss. de chuva 40%. A previsão para os próximos 10 dias: 

O mês de março deverá surpreender pela quantidade volumosa de chuva esperada para algumas áreas do País e pelo pouco volume em outras. Para Mato Grosso do Sul a estimativa é de chuva acima do normal para o mês.

Conforme o prognóstico climático trimestral especifico para Mato Grosso do Sul são estimados 400 a 500 milímetros em média para os próximos 3 meses. Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) a distribuição desses acumulados será: chuvas acima da média para as regiões leste, norte, pantaneira e sul; dentro da normalidade na área central; e abaixo da média histórica para a região sudoeste.

As temperaturas normalmente são elevadas no verão, e neste não será diferente. São esperadas temperaturas acima da média, com picos de até 37°C que podem ocorrer com mais frequência na região pantaneira. 

Veja no mapa do Windy.com abaixo a previsão buscando por sua cidade.