21 de abril de 2021
Campo Grande 32º 18º

SAÚDE

Quatro dicas naturais de como evitar a azia ou 'queimação' no estômago

O problema ocorre sempre que o ácido clorídrico produzido pelo estômago reflui para o esôfago

A- A+

Sente frequentemente um ardor intenso entre a região central e superior do abdômen, juntamente com um gosto ácido na boca? Então, saiba que é provável que, à semelhança de milhares de pessoas no mundo sofra de azia, segundo explica um artigo publicado no site do hospital CUF.

O problema ocorre sempre que o ácido clorídrico produzido pelo estômago reflui para o esôfago, podendo, por vezes, provocar tosse, náuseas, vômitos e dores no peito.

Eis algumas dicas, divulgadas pela CUF, para evitar sofrer de azia:

MANTENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Alimentos muito ácidos, picantes, gordurosos ou condimentados incitam o aparecimento de azia. O mesmo acontece com bebidas gaseificadas, alcoólicas ou com cafeína. Tente diminuir o consumo destes alimentos.

NÃO SE DEITE DEPOIS DE COMER

Quando se coloca na horizontal logo depois de comer, está dificultando a digestão e estimulando a produção de ácido no estômago, o que por sua vez provocará azia (e, possivelmente, insônias). Para prevenir, evite comer nas duas ou três horas antes de dormir.

NÃO FUME

O tabaco contribui para a diminuição da proteção da mucosa que liga o estômago ao esôfago, deixando-o mais sensível à irritação causada pelo ácido gástrico. O fumo do tabaco também é potencialmente irritativo.

NÃO USE ROUPA APERTADA

O vestuário demasiado justo comprime o abdômen, contribuindo para o surgimento da azia. Opte, sempre que possível, por roupas mais largas e confortáveis.

FONTE: (Notícias ao Minuto).