19 de abril de 2024
Campo Grande 23ºC

EMPERRADOS

Resultado das Eleições 2020: com apuração centralizada em Brasília, TSE admite erro

Esta eleição é a primeira em que a totalização dos dados é feita toda pelo TSE, e não por cada um dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

A- A+

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a demora na divulgação dos resultados da eleição este ano se deve a um problema na comunicação entre o sistema de totalização dos votos e o de divulgação. Segundo a Corte, a totalização está sendo feita normalmente, mas, com o problema na transmissão, a divulgação não está sendo possível. Não foi dada uma previsão de quando isso será resolvido.

Esta eleição é a primeira em que a totalização dos dados é feita toda pelo TSE, e não por cada um dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Segundo a Corte, isso traria algumas vantagens, como economia e segurança. O TSE diz que o atraso na divulgação dos resultados neste domingo não se deve a essa medida.

No primeiro turno das eleições municipais de 2016, até às 19h do domingo da eleição, o resultado já havia sido divulgado em oito capitais, entre vitórias de candidatos e definição da disputa para o segundo turno.

Há quatro anos, duas horas depois da eleição, já era possível saber o resultado em Salvador, Vitória, Belém, João Pessoa, Curitiba, Natal, Palmas e Macapá. Neste ano, as eleições em Macapá foram adiadas por conta do apagão que atinge o Amapá há mais de uma semana.

O presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso, dará uma entrevista coletiva às 20h.  

Um ataque cibernético tentou gerar uma sobrecarga e derrubar os sistemas da Justiça Eleitoral neste domingo (15), dia do primeiro turno das eleições municipais deste ano. A tentativa, porém, foi neutralizada sem causar consequências, segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso.

De acordo com Barroso, “muito provavelmente” o ataque teve origem fora do Brasil, embora grupos internos possam vir a reivindicar a autoria em busca de fama.

*Com informações do O Globo.