20 de abril de 2024
Campo Grande 21ºC

Sem desculpas para sair em pescaria, MS terá a semana do peixe com direto a “peixaria sobre rodas”

A- A+

De 28 de setembro a 16 de outubro, acontecerá em todo o Brasil, a Semana do Peixe. Como em todos os anos, o MPA (Ministério da Pesca e Agricultura) e seus parceiros incentivarão a população brasileira a consumir pescados.
A campanha tem o objetivo de relembrar as pessoas sobre a importância do pescado para uma alimentação saudável e motivá-las a aumentar o consumo desse alimento.

 Durante a campanha as entidades vão vender pescados a preços mais baixos como forma de incentivar o consumo, e também promoverão capacitações de preparo de pratos à base de pescado. Neste ano a promoção acontecerá em um período com algumas datas comemorativas, como o Dia do Idoso (1º de outubro), aniversário de Mato Grosso do Sul (11 de outubro), Dia das Crianças (12 de outubro), Dia do Professor (15 de outubro) e Dia Mundial da Alimentação Saudável (16 de outubro).


Em Mato Grosso do Sul o MPA conta com a parceria do governo do Estado, da prefeitura de Campo Grande, Amas (Associação Sul Mato-Grossense de Supermercados), peixarias, Senac, Sebrae, Instituto Guataverá, Centro Vovó Ziza e Associação da Feira Central de Campo Grande.


A programação iniciará com um ato solene no dia 30 de setembro, às 20h, na Feira Central. A partir dessa data o MPA colocará um “caminhão feira” à disposição das peixarias, feirantes e populares da cidade.

Os supermercados e as peixarias também farão promoções de pescado nos seus estabelecimentos. O cardápio é variado, saboroso e saudável, para aproveitar as ofertas é necessário que o consumidor faça as suas compras nos estabelecimentos participantes, eles estarão identificados com as peças da campanha, como cartazes e banners. Além dessas peças também será distribuído um livro de receitas.


Em Dourados, a parceria é entre a prefeitura do município, Sindicato Rural, UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), o governo do Estado, Cooperativa MS Peixe, indústrias de pescado, peixarias e restaurantes. A programação terá início no dia 13 de outubro com uma solenidade no Sindicato Rural.

 Caminhão Feira – O veículo, de propriedade do Ministério da Pesca e Agricultura, é uma “peixaria sobre rodas”. O caminhão conta com todos os equipamentos necessários para o funcionamento de uma peixaria, dentro dos padrões sanitários exigidos para garantir um pescado de qualidade ao consumidor. As peixarias que utilizarão o caminhão serão credenciadas pelo MPA e deverão apresentar a documentação comprobatória de que seguem as normas sanitárias, fiscais e trabalhistas necessárias para o trabalho de comercialização de pescado.
Datas – O caminhão feira será disponibilizado em Campo Grande na Feira Central (30/9 a 3/10 e 7 a 10/10), na Feira Livre do Guanandi (4/10) e na Feira Livra das Moreninhas (11/10). Já em Dourados, o veículo fica de 16 a 18/10.
Página do Evento no facebook, clique aqui.