26 de abril de 2024
Campo Grande 24ºC

MEIO AMBIENTE

Vídeo: PMA de Três Lagoas captura animal que corre até 60 km/h em aeroporto

Uma estratégia foi montada, já que os militares sabiam que seria impossível capturar o bicho em campo aberto

A- A+

Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas capturaram hoje (9.nov.2020) um animal da espécie Rhea americana (ema). O administrador do aeroporto da cidade solicitou ajuda da PMA, tendo em vista a experiência da Unidade Ambiental em captura de animais silvestres, devido ao animal estar na área de pouso, colocando em risco vidas em um possível acidente com aeronaves, principalmente porque no aeroporto pousam mais aeronaves de pequeno porte. Não que também não haja risco para aeronaves de grande. Também, é claro, risco a vida do animal.

A equipe foi ao local e montou a seguinte estratégia depois de análise do local. Os Policiais sabiam que jamais capturariam o animal diretamente em campo aberto, tendo em vista que ele pode atingir até 60 km por hora em corrida. Dessa forma, foi verificado um canto de alambrado e mantendo-se distância para não acuar a ema, ela foi destinada ao canto, onde a equipe havia deixado uma caixa de contenção com a porta aberta.

Quando a ave chegou ao canto, pressionada ela entrou na caixa, que foi fechada pelos Policiais. Como a ema não apresentava ferimentos, ela foi solta em seu habitat natural, distante do perímetro urbano e do aeroporto.