19 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Alerta

Zika vírus deve se espalhar por todo continente americano, segundo OMS

A- A+

O Zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, deve se espalhar por todo continente americano segundo alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS) emitido nesta segunda-feira (25). 

Ainda conforme OMS, apenas Canadá e Chile estarão livres da doença. O vírus é tido como uma das causas relacionadas ao aumento de casos de microcefalia no Brasil, que já registrou mais de 3 mil casos suspeitos da doença em recém nascidos. 

 

O vírus já está presente em 21 dos 55 países e territórios das Américas, afirma a OMS em um comunicado. Conforme nota oficial, depois dos casos registrados no Brasil, o vírus rapidamente se esoalhou pela América e deve atingir todas regiões onde há presença do mosquito transmissor. Canadá e Chile estão livre, pois não há nos países, devido ao clima, mosquitos Aedes Aegypti, também responsável pela transmissão da dengue e chikungunya. 

A OMS explica que como a população do continente não ficou exposta ao vírus antes do registro de casos no Brasil, em maio do ano passado, carece de imunidade, o que permite a propagação da doença com mais rapidez.

Segundo alerta, para evitar contaminação pela doença, o método de prevenção mais eficaz é se mante longe das áreas com água parada, onde os mosquitos afluem, e se proteger com repelentes, assim que dormir com mosquiteiros.