25 de abril de 2024
Campo Grande 22ºC

Aeroporto de Dourados terá R$ 40 milhões para ampliação

A- A+

O movimento no Aeroporto Francisco de Matos Pereira, de Dourados, cresceu 68% de 2013 para 2014 e chegou a 106 mil passageiros. Agora, o prefeito Murilo Zauith aguarda a licitação de obras, que devem acontecer neste início de ano e cujo investimento gira em torno de R$ 40 milhões. De acordo com o projeto aprovado, a pista do aeroporto passará a ter 2.125 metros x 45 m

O pátio de estacionamento de aeronaves dobrará de tamanho e será construído um novo terminal de passageiros. O aeroporto ganhará novo sistema para operação total por instrumentos e novo Serviço de Combate a Incêndio.

Novas companhias, como Gol e TAM, esperam apenas a reestruturação do aeroporto para iniciar a operação em Dourados.

Num polo regional de 38 municípios em uma região de mais 1 milhão de habitantes, o aeroporto de Dourados se tornará em pouco tempo um dos mais movimentados do interior do país.

“Sabemos da importância econômica de Dourados e região e trabalhamos para garantir a logística necessária para que o desenvolvimento possa acontecer gradativamente, com expansão e chegada de novas empresas, geração de mais emprego e renda e, consequentemente, melhor qualidade de vida para todos. É nesse sentido que trabalhamos”, afirma o prefeito Murilo.

Novo Horário

A Azul começa o ano com alteração no seu voo da madrugada, o 6909. A partir do dia 2 de fevereiro, este voo não mais decola às 3h30 de Dourados para Campinas. A partida é as 4h, com chegada na cidade paulista às 7h (local).

Em 2013, Dourados havia movimentado 63 mil passageiros. Operam na cidade as companhias Azul e Passaredo, com voos diários diretos para Campinas e São Paulo (Guarulhos) e centenas de cidades brasileiras, por conexão.

O crescimento da movimentação de passageiros no aeroporto tem sido constante. De 2012 para 2013 o crescimento foi de 177%, subindo de 23 mil para 63 mil. De 2011 para 2012 o crescimento havia sido de 19,30%.

Em 2011 foram movimentados 19 mil passageiros em Dourados.

Até 2010 a cidade movimentava no máximo 5 mil passageiros por ano. Ao assumir a Prefeitura, Murilo iniciou um trabalho de modernização e ampliação do aeroporto, que culminou na melhoria do serviço e ampliação dos voos. Como isso, moradores da cidade e região passaram a voar mais por Dourados, reduzindo-se a dependência de Campo Grande.

Com o esgotamento da capacidade de ampliação da estrutura aeroviária atual, o prefeito Murilo passou a trabalhar por uma estrutura nova e conseguiu a inserção de Dourados no PIL (Programa de Investimento em Logística): Aeroportos. A cidade entrou no programa como prioritária.

Dourados agora